Projeto capacita empreendedoras periféricas

Por Pedro Ferreira

No dia 18 de dezembro, houve a cerimônia de formatura da primeira turma de empreendedoras do projeto Poder de Escolha. O projeto é realizado pelo Núcleo FEA USP de pesquisa e extensão em Gênero, Raça e Sexualidade (Generas) em parceria com a Sempre FEA. Ele visa ser a construção de uma ponte entre o conhecimento acadêmico e o empreendedorismo feminino realizado nas periferias.

O trabalho desenvolvido pelo projeto visa estabelecer vias de construção e compartilhamento de conhecimento entre alunas da graduação, professoras, pesquisadoras e nano e micro-empreendedoras. A equipe de formadores foi selecionada a partir de 2 bolsistas e 3 pessoas voluntárias, que receberam uma formação para administrar as capacitações do projeto para as 11 empreendedoras selecionadas, sendo 8 bolsistas e 3 voluntárias.

Seguindo uma metodologia ativa de aprendizado inspirada no educador Paulo Freire, os moldes do projeto partiram do entendimento de que todos os participantes possuíam conhecimento e que poderiam contribuir para o projeto e para a formação mútua entre formadores e formandas.

Entre os temas abordados ao longo do projeto, alguns destaques são raça, gênero, sexualidade e contexto social, ética nos negócios, comunicação não violenta, gerenciamento de pessoas, marketing digital, gestão de projetos e formas alternativas de empreendedorismo.

Iniciado em 2020, os membros do Poder de Escolha realizaram uma busca por editais na universidade que viabilizassem o projeto. Depois deram início à sua estruturação, com trabalhos de campo e visitas às comunidades ao redor da USP. Entre janeiro e abril de 2021, houve o planejamento e a seleção das formadoras, com um período de formação que foi de maio a junho. Entre junho e julho, houve a seleção das empreendedoras, com formação entre julho e dezembro.

O Poder de Escolha 2.0 acontecerá em 2022, com a segunda turma de empreendedoras.

Terça-feira, 4 Janeiro, 2022