Professores do Departamento de Administração são homenageados por desempenho

Como acontece todos os anos, o departamento de Administração da FEAUSP promoveu no dia 21 de junho a entrega de prêmios aos seus docentes que mais se destacaram em sala de aula. Além de laurear os professores que tiveram melhor desempenho didático em 2016, tanto na graduação e pós-graduação, quanto no mestrado profissional em Empreendedorismo, o EAD entregou o Prêmio Sérgio Baptista Zaccarelli de Excelência em Orientação Acadêmica e o Prêmio SPD - Sistema de Pontuação Docente e Publicações de Excelência. Ao discursar na cerimônia, o professor Jacques Marcovitch, um dos proponentes do Prêmio Zaccarelli, destacou que a responsabilidade do laureado não é apenas ser reconhecido, mas contribuir para aumentar o desempenho médio do departamento.

Criado recentemente pelo departamento de Administração, o Prêmio Sérgio Baptista Zaccarelli é um dos de maior destaque do EAD por prestar homenagem ao um de seus mais atuantes professores. Falecido em 2013, Zaccarelli dedicou mais de quatro décadas ao departamento, participando como protagonista de momentos importantes de sua história. Na década de 60, ingressou na FEA pelas mãos do então diretor Ruy Leme, com quem selou uma profícua parceria nos anos que se seguiram. Participou ativamente da estruturação do EAD, foi fundador da FIA, chefe do departamento por vários períodos e responsável pela revitalização da Revista de Administração (RAUSP). No campo da administração, contribuiu com a proposição de abordagens inovadoras, como por exemplo a criação do conceito da “ecologia das empresas”.

Neste ano, o Prêmio Sérgio Baptista Zaccarelli foi entregue para dois eminentes professores da FEAUSP: Marcos Campomar, pela vida e obra, e Decio Zylbersztajn, pelos últimos 10 anos (2006-2016). A comissão que escolheu os dois laureados foi formada pelo chefe do EAD, Roberto Sbragia, e pelos professores Fábio Frezatti (Contabilidade e Atuária) e Carlos Roberto Azzoni (Economia). Entre os critérios utilizados, estão o número total de teses e dissertações concluídas e a publicação dos resultados de teses e dissertações em conjunto com seus orientados em periódicos com alto fator de impacto. Outro critério é o destino dos pós-graduados doutores, que se tornaram professores e orientadores, já que Zacarelli se preocupava em formar professores tanto para a USP quanto para outras universidades. E, por fim, as atividades na graduação, na pesquisa e em parcerias internacionais, além da participação na gestão acadêmica.

O Prêmio Sistema de Pontuação Docente (SPD) foi entregue aos professores José Afonso Mazzon, no critério ranking anual, e Eduardo Vasconcellos, no critério acumulado. O prêmio é baseado no sistema criado pelo departamento de Administração da FEAUSP há 20 anos para avaliar os docentes, e que incorpora bem as atividades nas quais os professores estão envolvidos. É composto por seis dimensões: publicação e produção científica, divulgação da produção científica, orientação, desempenho didático, atividades administrativas e extensão.

Confira a lista dos docentes laureados:

Prêmio de Desempenho Didático - Curso de Graduação em Administração – referentes a 2016

1º semestre/2016

Premiação por período – Melhor Docente

Ricardo Goulart Serra – Diurno
Wellington Rocha - Noturno

Prêmio Desempenho Didático – Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) - 1º semestre/2016

Ana Akemi Ikeda - Destaque
Andres Rodriguez Veloso - Destaque
Alessandra de Ávila Montini - Destaque
Eduardo P. G. de Vasconcellos - Destaque
Flavio Hourneaux Junior - Destaque