Profa. Sílvia Casa Nova lança livro que ensina a preparar o TCC

A professora Sílvia Casa Nova, do departamento de Contabilidade e Atuária da FEAUSP, está lançando pela editora Saraiva o livro "Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): uma abordagem leve, divertida e prática". A obra foi escrita em conjunto com Edvalda Araújo Leal, Gilberto José Miranda e Daniel Ramos Nogueira.

Segundo Casa Nova, o livro foi desenvolvido com o intuito de ajudar os estudantes na etapa final da graduação ou na monografia pós-graduação (especialização). Por meio de uma linguagem simples, o livro aborda os principais conceitos relativos à pesquisa acadêmica. Aspectos como relacionamento orientador-orientando e integração do TCC com o mundo acadêmico e profissional, por meio da divulgação dos trabalhos no meio científico, são destaques desta obra.

A proposta é acompanhar o estudante desde a definição da ideia (e do problema da pesquisa) até a publicação dos resultados da pesquisa, em congressos ou revistas. "Vamos fazer discussões desde a concepção da ideia, definição dos objetivos, aspectos formais, métodos de pesquisa quantitativos e qualitativos, estrutura final do trabalho e publicação".

A obra discute e apresenta exemplos práticos de diversos métodos de pesquisa como a archival research, questionário, entrevista individual e em grupo, pesquisa histórica, estudo de caso, análise de documentos etc. O leitor encontrará ainda depoimentos, sugestões, dicas, como por exemplo a coleta de dados na Economatica e Banco Mundial.  Foram incluídos relatos de outros estudantes que já passaram pelo TCC, em que compartilham as experiências deles no decorrer desta jornada.

sexta-feira, 10 Janeiro, 2020