PET adm promove evento em incentivo à iniciação científica

Por Mateus Dias

Com o intuito de tirar dúvidas e demonstrar os benefícios da realização de iniciação científica (IC) na faculdade, foi organizado pelo Programa de Educação Tutorial de Administração (PET-adm) e teve com a participação dos docentes da faculdade, Raquel Wille Sarquis, Vice-Presidente da Comissão de Pesquisa, Daniel Magalhães Mucci, coordenador de TCC do departamento de Contabilidade e Atuária, e dos pesquisadores Laissa Gama Vieira e Matheus Santos.

O evento contou em grande maioria com graduandos que entraram na FEA em 2020. Além dos benefícios de participar de uma IC, procurou responder as mais variadas dúvidas dos participantes, uma vez que mais de 72% dos presentes não conheciam ou sabiam pouco sobre o programa, de acordo com levantamento prévio. Os organizadores trataram de desmistificar o assunto e ajudar os futuros pesquisadores.

A professora Raquel levantou questões metodológicas da IC. Mesmo que alguns estudantes escolham realizá-la nos dois primeiros anos da graduação, a vice-presidente da Comissão de Pesquisa apontou que não existe hora certa. Ela aconselhou que o primeiro passo para os que desejam iniciar na pesquisa, mas ainda não escolheram o tema, é procurar um orientador. Segundo ela, tema e orientador estão relacionados, e acrescenta que conhecimento prévio sobre o assunto não é necessário, pois ele surge durante a pesquisa.

O docente Daniel Mucci falou sobre a importância dos alunos em participar da iniciação científica e aprofundou o assunto sobre as principais vantagens de começar uma pesquisa. Os benefícios levantados por ele são o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, como de técnicas de escrita, aprofundamento em temas além da sala de aula e, principalmente, mais preparo para a vida acadêmica.

Por fim, antes de responder algumas perguntas, os pesquisadores Laissa e Matheus apresentaram as diferentes bolsas disponíveis para os estudantes, explicando os requisitos, o processo de seleção, a duração do programa e os compromissos do bolsista.

Os dois dias do evento estarão disponíveis em breve no canal do YouTube PET adm FEA USP.

terça-feira, 6 Abril, 2021