PET ADM organiza ciclo de palestras sobre oratória

Theo Sales

Com o objetivo de promover o desenvolvimento da oratória e de outras soft skills (habilidades interpessoais), o Programa Tutorial de Administração (PET ADM) da FEA está realizando nesse mês de setembro o "Oratória de Impacto 2021". São ao todo cinco workshops com a participação de renomados profissionais que tratam de assuntos relacionados à comunicação, autoconhecimento, gestão de carreira, recrutamento e inteligência emocional. As palestras ocorrem às quartas-feiras, a partir das 17 horas, e são transmitidas pelo canal do Youtube do PET ADM.

O evento aborda diversas vertentes dentro da área das soft skills, como a oratória, comunicação não violenta, tendências futuras do mercado de trabalho e organização de redes sociais profissionais, como o LinkedIn. “As palestras abrangem áreas que geralmente a universidade não ensina e que são muito importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional”, aponta Marília Falcão, co-líder do projeto.

A organizadora conta que “a oratória (ou retórica) é uma ferramenta com a qual o indivíduo comunica-se com os demais, podendo utilizar diversos mecanismos e técnicas, a fim de se expressar claramente, convencer e influenciar”, ressaltando sua importância no ambiente profissional e de negócios. “Essa ‘arte de falar’ beneficia o indivíduo não só em sua carreira, mas também em suas relações familiares e sociais”, acrescenta Falcão.

Uma das palestrantes foi a campeã mundial de oratória, Lena Souza, que apresentou o workshop “Fale com confiança”, tratando da importância de se falar bem em público e exibindo técnicas para desenvolver essa habilidade. Ela listou alguns pontos fundamentais para melhorar a oratória: focar nos pontos positivos, aproveitar as oportunidades, estruturar a apresentação e exibir slides.

A professora Lucia Torres foi a convidada do  workshop “Gestão de carreira: protagonismo, networking e LinkedIn”. A palestra tratou de temas relacionados à apresentação profissional, gestão de carreira, como utilizar a rede social LinkedIn, dentre outros temas relativos às relações profissionais e de negócios.

Leonardo Berto, branch manager da Robert Half Brasil, exibiu a palestra “Mercado atual e do futuro: você está preparado?”. O workshop tratou das mudanças no mundo com a pandemia e as tendências para o mercado de trabalho daqui para frente.

Os demais workshops programados são "Soft skills no mercado financeiro”, por Luciano André Ribeiro, no dia 22, e “Comunicação Assertiva: A Habilidade na Era Digital”, por Adriana Mattos, no dia 29, que fechará o ciclo de palestras.

Os organizadores pontuam que as escolha dos temas e dos profissionais convidados atendem a uma demanda por essas habilidades. “Nossa expectativa é poder ajudar as pessoas a desenvolverem tais habilidades, além de serem melhores comunicadores e mais preparados para o mercado”, ressalta Marília.

Todos os encontros ficam gravados no canal de Youtube PET ADM FEA USP. Mais informações podem ser obtidas em linktr.ee/pet.adm e no Instagram @petfeausp.

Terça-feira, 21 Setembro, 2021