Obra relata experiência no ensino do empreendedorismo

Como parte de uma linha de pesquisa focando a atuação dos pioneiros e empreendedores na história social do país, foi lançado esta semana, pela Editora ComArt (ECA/USP), o livro “Pioneirismo e Educação Empreendedora”. O volume apresenta relatos de uma experiência na aplicação da pedagogia do empreendedorismo em várias instituições paulistas de ensino.

Esta publicação foi coordenada e organizada pelos professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEAUSP), Jacques Marcovitch e Alexandre Saes, que assinam o prefácio. Os projetos descritos foram desenvolvidos por alunos e professores de escolas técnicas e universidades. Estudos diversos mostram fundamentos e respectivas práticas visando à formação de novos quadros e novas mentalidades, estabelecendo metas e prevendo resultados.

A descrição dos projetos foi estruturada em cinco partes: Empreendedorismo, Políticas Públicas e Modelos de Formação de Educadores; Empreendedorismo e Inovação; Difusão Cultural; Da Escola para a Comunidade e Da Comunidade para a Escola; e Incentivando Atitudes Empreendedoras. O livro também inclui uma detalhada Memória do Curso de Atualização “Pioneirismo e Educação Empreendedora”, promovido em 2017 pela FEAUSP.

A iniciativa fixou como objetivo central a compreensão do pioneirismo no Brasil e sua relação com a vida contemporânea. A partir da análise da trajetória e das ações destes atores em nosso desenvolvimento, vivenciou-se uma pedagogia do empreendedorismo. Discutiram-se, em salas de aula, habilidades, comportamentos e atitudes que caracterizam as novas gerações. O curso desenvolveu-se em etapas presenciais, exercícios e estudos de casos, palestras de especialistas na área e relatos de jovens empreendedores. O seu conteúdo teve como principal referência teórica a trilogia “Pioneiros & Empreendedores – a saga do desenvolvimento no Brasil“, de Jacques Marcovitch.

O livro “Pioneirismo e Educação Empreendedora” pode ser adquirido de duas formas. O impresso, nas livrarias da EDUSP. Já o e-livro, no seguinte endereço eletrônico:

http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/192

Mais informações sobre a obra através do e-mail: pioneiros@usp.br

 

Data do Conteúdo: 
segunda-feira, 5 Fevereiro, 2018

Departamento:

Sugira uma notícia