Marilda Sotomayor é eleita para a American Academy of Sciences

Cacilda Luna

A professora aposentada da FEA, Marilda Sotomayor, foi eleita um dos Membros Honorários Internacionais da turma 2020 da American Academy of Arts & Sciences. O anúncio foi feito no último dia 23 de abril. A docente brasileira foi eleita para a área de Ciências Sociais, na especialidade Economia. Ao todo, mais de 250 pessoas de notório saber, de diversas nacionalidades, foram escolhidas pela entidade, divididas por cinco grandes áreas: Ciências Matemáticas e Físicas; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Artes e Humanidades; e Relações Públicas, Negócios e Administração.  A relação dos eleitos pode ser conferida no portal da própria Academia (https://www.amacad.org/).

Marilda Sotomayor recebeu os cumprimentos do chefe do departamento de Economia da FEA, José Carlos de Souza Santos. Ela é considerada pelo CNPq como uma das pioneiras da Ciência Matemática no Brasil. Em sua carreira acadêmica, destacou-se por seu trabalho sobre matching, em teoria dos jogos. Formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, realizou pesquisas em matemática pelo Instituto de Matemática Pura (IMPA), onde concluiu seu mestrado. Doutorou-se em matemática pela PUC-RJ e o IMPA, com tese em um modelo em economia do crescimento, que posteriormente foi publicada no Journal of Economic Theory. Marilda Sotomayor é membro titular da Academia Brasileira de Ciências, da Sociedade Brasileira de Econometria e da Sociedade Brasileira de Matemática e “fellow” da Econometric Society.

terça-feira, 5 Maio, 2020