Marcado por novidades, Semead chega à sua 21ª edição

Bruno Carbinatto

Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEAUSP), o SemeAd –  Seminários em Administração – reúne pós-graduandos, pesquisadores e profissionais da área de administração para trocar experiências em pesquisas dentro de diversas áreas da profissão. Em sua 21ª edição, o evento reuniu 2.285 de trabalhos inscritos, um valor próximo ao da edição passada, quando houve recorde de participações. O Semead é coordenado pelo professor João Maurício Gama Boaventura (foto).

Reunindo profissionais de todas as regiões do país, o Semead ocorreu em três dias e contou com algumas novidades. A principal delas foi o Fórum de Editores, que reuniu diversos editores das principais revistas científicas em administração do país, para dialogar com os pesquisadores. Foram discutidos temas de destaque e os principais motivos de rejeição de artigos submetidos nas revistas presentes.

Outra grande novidade de 2018 foi o Encontro Pré-Doutoral. Nos moldes do Consórcio Doutoral, que ocorre todo ano, o encontro reuniu mestrando em formação ou mestres que desejam cursar o Doutorado. Eles apresentaram seus pré-projetos de pesquisa e receberam feedbacks construtivos dos professores de Programas de Pós-Graduação parceiros do SemeAd.

Ocorreram também 31 oficinas e dois minicursos, com temas bastantes variados: análises de métricas de redes sociais, uso de inteligência artificial em pesquisas científicas e análise de big data, por exemplo. Além disso, três business cases marcaram presença no evento e trouxeram representantes de diversas instituições: o Grupo Pão de Açúcar (GPA), em “Gestão de carreiras”; o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), em “Governança corporativa”; e a Cervejaria Colorado (Ambev), em “Mindset de startup”.

Como toda edição, o Semead trouxe speakers internacionais de alto nível para os debates. Este ano, foram sete professores de países como Bélgica, Irlanda, Canadá, Portugal, França e Itália.

Toda a infraestrutura do evento também foi utilizada para outros eventos, como o Encontro dos Mestrados Profissionais em Administração (Emprad), o XIII Research Workshop in institutions and organizations (RWIO) e o First International Meeting of Comparative Studies of Contextual and Institutions in Human Resource Management, parte integrante do Semead.

Fotos: Caetano Ribas

segunda-feira, 26 Novembro, 2018