Livro traz abordagem inovadora da contabilidade brasileira

Cacilda Luna

Um livro visualmente diferenciado, com uma linguagem bastante acessível e didática, e ao mesmo tempo com profundidade e uma estrutura estimulante, moderna e dinâmica. Assim pode ser definido o livro “Contabilidade Financeira”, que acaba de ser lançado por um grupo de professores da FEA: Bruno Meirelles Salotti, Gerlando Augusto S. F. Lima, Fernando Dal-Ri Murcia, Mara Malacrida e Renê Coppe Pimentel.

A obra levou três anos para ficar pronta. O projeto teve início em 2016, quando Salotti era coordenador de graduação e Gerlando Lima, chefe do departamento de Contabilidade e Atuária. Ambos desenvolviam à época, junto com Fernando Murcia e Mara Malacrida, o projeto Discovery, uma parceria do departamento com a Universidade de Illinois.

“Ao lecionarmos, em inglês, e com auxílio de magníficos livros americanos, percebemos que, para implantarmos o projeto, ou pelo menos as suas ideias, nas disciplinas obrigatórias em português, havia necessidade de um livro com padrão semelhante, que fosse amigável, moderno, didático, que facilitasse a leitura fora da sala de aula e, ao mesmo tempo, de alta qualidade técnica”, explicou o professor Bruno Salotti.

Segundo o docente, o grupo não identificava entre os livros nacionais existentes no mercado nenhum que tivesse essas características, que atendesse completamente a expectativa. “Então, chegamos à conclusão que teríamos de fazer o nosso próprio livro”, lembrou. Os autores apresentaram o projeto à Editora Atlas/Gen, que prontamente mostrou interesse. Salotti disse que, a partir daí, foi alocada uma equipe para desenhar um projeto gráfico diferenciado, que mais tarde foi aprovado e o contrato assinado.

Na fase inicial do projeto, o professor Renê Pimentel, que passou a trabalhar no Project Discovery, também se juntou ao grupo. Diante de sua proximidade com os temas do livro, era natural que ele integrasse o time. A expectativa é de que a obra ficasse pronta em 2 anos, mas o prazo se alongou. “Hoje, olhando o produto final, e principalmente projetando os benefícios que a comunidade poderá obter dele, vejo que valeu muito a pena”, comemorou Bruno Salotti.

“Contabilidade Financeira” foi concebido para que o aluno leia o livro antes da aula e, em sala, não seja necessário repassar todos os conceitos. A aula ficaria concentrada em discussões, exercícios, casos e mini-casos. Os conteúdos baseiam-se nos tópicos constantes nas disciplinas de Contabilidade Introdutória e Intermediária I. O livro oferece exemplos reais e notícias de jornais e revistas que contextualizam os temas com a realidade do mercado brasileiro, além de exercícios práticos.

Mais informações sobre o livro: https://www.grupogen.com.br/contabilidade-financeira

terça-feira, 7 Abril, 2020