Laura Carvalho lança primeiro livro intitulado "Valsa Brasileira"

Um balanço de “erros, acertos, azares, desafios, propostas”, como pontuou a própria autora. Este é o primeiro livro da economista e professora da FEAUSP, Laura Carvalho, que fala a respeito da economia brasileira, e contém análises e reflexões sobre o período econômico mais recente do Brasil.

A coletânea reúne textos de sua coluna semanal, no jornal Folha de S. Paulo, em um estudo crítico sobre o Brasil nos últimos anos. Analisando o período de 2006 a 2017 - governos Lula e Dilma -  a acadêmica avalia como se deu a mudança na economia vista ao longo deste período. Do sucesso no setor financeiro à pior crise que o país já enfrentou em sua história, Laura opina e explica porque a oscilação tão acentuada aconteceu no país.

Para Laura, o “principal acerto” do governo Lula “foi perceber que a redução das desigualdades brasileiras poderia funcionar como um motor do desenvolvimento econômico”. Em contrapartida, cita que um dos erros “foi não dar a devida atenção à necessidade de diversificar e sofisticar a estrutura produtiva brasileira, para que não fôssemos tão dependentes desse ciclo de commodities favoráveis”. A autora sugere mudanças e propõe caminhos para a economia brasileira a partir de agora.

O grande diferencial do livro é a linguagem utilizada para relatar temas, às vezes, abstratos do cotidiano econômico. Com o objetivo de se fazer entender para o maior número de leitores possíveis, a autora trata minúcias de forma didática, para que todos os interessados estejam aptos a entender e conhecer um pouco mais sobre os fenômenos financeiros abordados nos artigos.


Autora: Bruna Arimathea
Gente da FEA - Junho de 2018

Data do Conteúdo: 
terça-feira, 12 Junho, 2018

Departamento:

Sugira uma notícia