Inscrições para o concurso de ensaios Econoteen vão até 31 de agosto

O tema do concurso de ensaios Econoteen deste ano é o bicentenário da proclamação de independência do Brasil: “200 anos da Independência do Brasil: aonde chegamos?”. O certame, que está em sua 16ª edição, é promovido pela FEAUSP, por meio do departamento de Economia, com o objetivo de estimular nos estudantes do ensino médio das escolas públicas o pensamento econômico, além de aproximá-los da universidade pública. As inscrições para o Prêmio Econoteen de Ensaios estarão abertas até o dia 31 de agosto (link).

Os candidatos inscritos deverão enviar a redação entre os dias 20 de setembro e 10 de outubro para o email econoteen@usp.br, junto com uma foto do RG e do comprovante de matrícula na escola. A dissertação deve conter entre 8 e 15 páginas. Podem participar do Econoteen alunos do 1º ao 3º anos do ensino médio de escolas públicas do Estado de São Paulo. Os vencedores recebem prêmios em dinheiro, que vão de R$ 400 a R$ 1.500, e o primeiro colocado também ganha uma bolsa integral no Cursinho FEAUSP. Os nomes dos vencedores são divulgados no final do ano.

O aluno deve analisar o tema e fazer um trabalho a partir de sua perspectiva. O bicentenário da Independência oferece aos jovens uma oportunidade de reflexão sobre os resultados alcançados pelo país nesse período. “Alterações profundas mudaram a feição de todos os países e, no Brasil, isso não foi diferente. O notável crescimento na expectativa de vida das pessoas, aumentos da produtividade nos diferentes setores econômicos, avanços no conhecimento científico e tecnológico não podem ser esquecidos”, sugere o texto motivacional.

Terça-feira, 2 Agosto, 2022