FEA júnior realizou 130 projetos em 2020, apesar da pandemia

Por Pedro Ferreira

Mesmo com a pandemia e o desafio de trabalhar remotamente, a FEA júnior USP conseguiu realizar 130 projetos em 2020 e registrou uma média de 6 a 7 consultorias por cada membro da equipe para diferentes clientes e setores. Formada por estudantes da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, a empresa júnior da FEA realiza serviços de consultoria empresarial em gestão e criação de negócios, além de proporcionar aprendizado e auxiliar na formação profissional dos estudantes universitários participantes.

Neste ano (2021), cerca de 70 projetos de diferentes setores e localidades no Brasil já foram entregues. Com o trabalho remoto imposto pela pandemia, a empresa pôde expandir sua área de alcance e trabalhar com clientes de fora da Região Metropolitana de São Paulo. “O grande desafio é manter a qualidade e impacto dos nossos projetos no meio online, mas, até agora, tivemos resultados bastante satisfatórios em termos de satisfação de clientes”, conta Isabel Fazio, presidente da FEA júnior USP.

No início do ano, a empresa também organizou a Feira de Recrutamento e Carreira, um evento que tem como objetivo aproximar os estudantes universitários de grandes nomes do mercado de trabalho. A edição deste ano ocorreu inteiramente online e obteve mais de 9 mil inscrições, o maior número em mais de 20 anos da feira.

Fundada em 1990, a empresa júnior da FEA utiliza as metodologias aprendidas pelos alunos nas disciplinas dos cursos para elaborar projetos de formalização de planos de negócios e estratégicos para clientes reais. “Os alunos conseguem aplicar seus conhecimentos técnicos na prática e a lidar com a responsabilidade de ter um cliente e problemas reais de empresas”, afirma Isabel.

A entidade ainda conta com o apoio do corpo docente da FEA e de outros institutos da USP, que auxiliam os membros com mentorias de avaliação dos projetos elaborados. Isabel conta que recebem cerca de 2 mentorias por semana com professores através de encontros síncronos, em que orientam e validam as entregas. Os clientes dão grande valor a essas mentorias.

Além do apoio do corpo docente, a FEA júnior tem como parceira a Brain & Company, que agrega ao aprendizado dos membros, e está inserida dentro do Movimento Empresa Júnior (MEJ), que auxilia no crescimento da empresa e proporciona uma rede de contato com outras empresas juniores.

Isabel afirma que a experiência com a FEA júnior agrega à vida universitária tanto na formação profissional quanto pessoal, pois, além de adquirirem responsabilidades e aprimorarem suas habilidades, os membros formam amizades de longa data. “É uma experiência com certeza desafiadora, mas que dá uma autonomia e gera um crescimento enorme em todos”, conclui.

Quarta-feira, 18 Agosto, 2021