FEA Especial - Fortalecendo a imagem, expandindo os horizontes

Presidente da ANPCONT esclarece os objetivos e vantagens da Associação para os programas de pós-graduação em contabilidade

    REPRESENTAR A PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PERANTE A SOCIEDADE E OS ÓRGÃOS EDUCACIONAIS. Essa é a finalidade da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (ANPCONT), formalizada no dia 30 de janeiro. Segundo o presidente da Associação e professor da FEA, Fábio Frezatti, as primeiras conversas sobre a ANPCONT surgiram no Congresso USP de Contabilidade e Controladoria, no segundo semestre de 2005. 

    De acordo com o professor Frezatti, o debate está muito maduro, e o grupo envolvido nas discussões está motivado com os desafios gerados pela nova Associação. Após o primeiro encontro, já foram realizadas duas reuniões; foram definidos os estatutos, com adequação ao código civil; foram escolhidos os diretores científico e administrativo, e eleitos o presidente, o conselho fiscal e o comitê executivo. “Reunimos os coordenadores dos 14 programas de pós em contabilidade e chegamos à conclusão de que precisávamos de um órgão de personalidade, que tivesse a cara do curso”, explica o professor, que adianta: “também estamos discutindo uma agenda de eventos, workshops, a criação de um site e de um periódico próprio. Inclusive, trabalhamos junto com o CNPq na definição de novas áreas de conhecimento para a contabilidade”.

    Para o prof. Frezatti, embora os programas estejam na ANPAD e pretendam continuar participando dela, é fundamental que a área siga um caminho paralelo, com a criação da ANPCONT. “A ANPAD é um órgão mais amplo, mas que está mais focado para a administração. Mesmo que existam interesses assemelhados, temos características próprias, estágios, relações e práticas diferentes, que necessitam de uma Associação específica de representação”, esclarece o presidente do novo órgão, que garante a existência de um bom entendimento entre as duas Associações, e continua: “ainda não há uma visão muito adequada da área de contabilidade, e a Associação vai se preocupar em mudar essa imagem, atuando no sentido de mostrar o que somos, o que estamos fazendo e onde podemos ser solicitados”.

    Segundo o prof. Frezatti, os membros que compõem a Associação pertencem a vários Estados brasileiros, por esse motivo, a idéia é que as reuniões e os eventos da ANPCONT aconteçam em diferentes lugares, cobrindo todo o território nacional. “A área de contabilidade está vivendo um momento extremamente importante em termos de crescimento, qualidade, vitalidade. Isso nos estimula a dar esse passo e trabalhar para fortalecer a imagem dos programas”, conclui.

Data do Conteúdo: 
quarta-feira, 1 Março, 2006

Departamento:

Sugira uma notícia