Equipe da FEA chega ao top 5 do EDP University Challenge

Cacilda Luna

A equipe da FEA conseguiu chegar à final nacional do EDP University Challenge 2020. Composta pelos alunos Guilherme Villa Barichello, Isabelle de Morais Smith e Letícia Carvalho Colantuono, é a primeira vez que um grupo formado integralmente por feanos chega ao top 5 da competição. O EDP University Challenge é um concurso de cases organizado todos os anos pela multinacional portuguesa de energia elétrica EDP.

O concurso é voltado para jovens universitários de Portugal, Brasil e países onde a EDP Renováveis está presente, como a Espanha, França, Itália e Bélgica. O objetivo é estimular os estudantes universitários a aplicar seus conhecimentos acadêmicos no desenvolvimento de um projeto focado num tema relacionado ao grupo EDP. O desafio apresentado aos participantes pode ter componentes como engenharia, gerenciamento, economia, marketing e comunicação. Nesta edição, o tema girou em torno da área de Sustentabilidade.

Orientados pelo professor Felipe Mendes Borini, do departamento de Administração, a equipe da FEA focou seu projeto em “eficiência energética”. A solução da equipe foi a única do top 5 que tratou de inovação em modelo de negócios. “Nossa proposta era a criação de um negócio social (setor 2.5) que fosse interno à EDP. Seu objetivo era permitir o acesso à energia solar em instituições localizadas em comunidades necessitadas. Para tanto, utilizamos conceitos de intraempreendedorismo, geração de valor compartilhado e microfinanciamento”, detalhou a estudante Letícia Colantuono.

A equipe da FEA conquistou primeiro o top 10 e, posteriormente, o top 5 nacional. Segundo Letícia, eles não seguiram para o top 3, que disputam a final global, mas ficaram muito felizes em poderem levar a representação da FEA tão longe ao desafio. “As equipes do top 10 eram formadas por alunos de diversos centros de ensino do Brasil e, em grande parte, os cursos dos participantes eram de áreas técnicas, como engenharia e ciência da computação. Levar ao top 5 uma solução administrativa em meio a robôs e placas solares de alta tecnologia foi um grande feito!”, comemorou Letícia Colantuono.

domingo, 4 Outubro, 2020