Em visita monitorada, jovens vislumbram ingresso na FEA

Por Bruno Carbinatto

Sempre no topo de rankings universitários, a FEA recebe quase 600 ingressantes todo o ano, que buscam a faculdade por sua excelência acadêmica em seus quatro cursos de graduação. Antes do vestibular, os que desejam realizar esse sonho têm a oportunidade de conhecer melhor a instituição e seus cursos, em visitas monitoradas promovidas pela Universidade de São Paulo, no programa “USP e as profissões”. Esse ano, alunos de ensino médio e cursinho pré-vestibular puderam conhecer a FEA, no dia 25 de abril, em evento organizado com apoio da Comissão de Cultura e Extensão.

Em grupos, os alunos puderam percorrer as imediações da FEA, guiados por membros do Centro Acadêmico Visconde de Cairu (CAVC). Nessa primeira etapa, conheceram os corredores, salas de aula, auditórios, biblioteca e sedes de entidades estudantis, além de tirar dúvidas e conhecer o cotidiano dos feanos conversando diariamente com eles.

A segunda etapa foi uma apresentação com os coordenadores de curso -- Alexandre Macchione Saes (Economia), Andres Rodriguez Veloso (Administração) e Carlos Alberto Pereira (Contabilidade e Atuária) – na qual foram mostrados os detalhes sobre cada curso, como grade horária, áreas de atuação, possibilidades de pesquisa e extensão e mercado de trabalho, por exemplo. Além das falas, o momento mais elogiado pelos alunos foi a apresentação da Bateria S/A, da FEA, no próprio auditório, que despertou a curiosidade dos visitantes (foto).

Logo após, os alunos puderam tirar dúvidas específicas de cada curso, com um professor em cada sala de aula. As perguntas focaram em salários, áreas de estudos, e até mesmo possibilidade de pós-graduação, mostrando o pensamento a longo prazo dos possíveis futuros feanos. Na sala de Economia, Laura Valladão de Mattos, professora de Economia e vice-coordenadora do curso, comemorou o número de meninas interessadas na área. Apesar do crescimento ao longo dos anos, elas ainda são minoria, em todos os cursos — só 30% dos ingressantes na FEA em 2018 eram mulheres.

Recepção

A visita foi muito elogiada pelos alunos, bem como a própria FEA. Os pontos de destaque entre os comentários foram os auditórios — o do FEA 5 e os dois da Biblioteca (Safra e Funcadi), que impressionaram pelo tamanho e estrutura. “Ainda estou em dúvida entre Administração e Engenharia, mas gostei bastante da FEA. Não imaginava toda essa estrutura”, comenta Pedro Teixeira, de 18 anos, que atualmente cursa o 3º ano do ensino médio. Além disso, eles se mostraram interessados nas diversas possibilidades de entidades estudantis que a FEA oferece.

Amanda, de 19 anos, conta que foi a primeira vez que veio para FEA, e se impressionou. A aluna de cursinho pré-vestibular sempre se interessou por Matemática e História, e por isso pensa em fazer Economia. Mas conta que as apresentações dos cursos de Contabilidade e Atuária também a atraíram. “Não conhecia o curso, mas me interessei pela explanação, e os professores pareceram bem abertos. Vou pesquisar mais sobre essas áreas, e quem sabe ano que vem não serei eu tendo aula com eles, né?”, disse, sorrindo.

segunda-feira, 6 Maio, 2019