Em novo livro, Jacques Marcovitch propõe novos modelos de pensar a Universidade

Quais são as métricas mais adequadas para as faculdades públicas medirem seus respectivos desempenhos? É essa pergunta que o livro "Repensar a universidade: desempenho acadêmico e comparações internacionais" pretende responder. Organizado por Jacques Marcovitch, professor emérito da Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis e reitor da Universidade de São Paulo entre os anos de 1997 e 2001, o livro traz artigos de diversos especialistas, com foco na análise das três universidades estaduais paulistas: USP, Unicamp e Unesp.

A obra, editada pela ComArte e desenvolvida com apoio da Fapesp, faz parte do projeto Indicadores de Desempenho nas Universidades Estaduais Paulistas, ainda em andamento. O objetivo do livro é pensar em maneiras de adequar a Universidade às mudanças dos “novos tempos”, sempre priorizando uma transparência de contas aos contribuintes e uma maneira efetiva de medir e registrar o desempenho acadêmico.

O livro conta com prefácio assinado pelos reitores das três universidades: Vahan Agopyan (USP), Marcelo Knobel (Unicamp) e Sandro Valentini (Unesp), além de artigos do próprio Marcovitch e de pesquisadores e professores das instituições, jornalistas e outros intelectuais. Dessa forma, pretende ser uma fonte de informação e inspiração para novas maneiras de pensar a governança acadêmica.

 

O livro está disponível para download gratuito no link:
http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/224

Título: Repensar a universidade: desempenho acadêmico e comparações internacionais
Organizador: Jacques Marcovitch
Páginas: 256
Editora: ComArte

Data do Conteúdo: 
sexta-feira, 24 Agosto, 2018

Departamento:

Sugira uma notícia