Theo Sales
No webinário do Showroom de Tecnologias do SciBiz 2022, foi abordado o tema NFT (sigla em inglês para “token não fungível”) no contexto da economia digital e aplicação de inovações relacionadas à blockchain. Foi abordado a história e o desenvolvimento dessa tecnologia, bem como seu funcionamento e os principais usos, como as criptomoedas.
Para realizar esse encontro virtual, foram chamados Marcos Botelho, co-fundador e CEO da plataforma de NFTs PiraDigitals, e Adriana Siliprandi, advogada especialista em regulação de novas tecnologias, em uma conversa mediada por Goreti Freitas, co-fundadora e CEO da Geniac.
O webinário iniciou com um debate sobre o funcionamento do NFT a partir da tecnologia de blockchain. Botelho explica: “o que está por trás dos NFTs é a mesma invenção que possibilitou o Bitcoin, que é a blockchain, uma rede com milhares de computadores ligados, que validam aquelas informações a todo momento, de forma que seja impossível hackear e deturpar uma informação colocada ali”.
Por funcionar como um grande livro-razão digital, imutável e descentralizado, essa tecnologia promove alta segurança e permite o registro de diversos tipos de ativos, como os NFTs. Conhecidos principalmente pelos itens colecionáveis e o comércio de artes digitais, os tokens não fungíveis possuem diversas utilidades, relacionadas à propriedade intelectual, patentes e direitos autorais. Adriana forneceu, por exemplo, a venda de NFT de imóveis físicos, mostrando que sua aplicabilidade vai além do mundo virtual.
Botelho também falou sobre a PiraDigitals, um projeto que surgiu para estimular a produção artística digital, criando um marketplace de NFTs sem fronteiras, usando a tecnologia blockchain. A iniciativa surgiu com a ideia de criar um parque/museu à céu aberto, com exposições de arte de rua, música e gastronomia, mas devido à pandemia, teve de ser adiado. Então, decidiu-se levar essas obras de arte para o ambiente digital, e os NFTs foram a forma de fazer isso.
Para além dos colecionáveis, outro ramo que tem grande potencial de expansão com os NFTs é o mundo dos jogos digitais e do metaverso, também com uma proposta gamificada, visto que os consumidores de games já estão acostumados com esse tipo de negócio virtual.
O debate aconteceu de forma online e a gravação pode ser acessada no Youtube.
A SciBiz, maior conferência de ciências e negócios da América Latina, será realizada de forma híbrida entre os dias 20 e 24 de junho.
Departamento:
- FEA