Departamento de Economia homenageia 14 mestres aposentados

Após décadas de estudo, pesquisa e docência, 14 professores do departamento de Economia (EAE) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAUSP) se aposentaram no ano de 2017. Pesquisadores de renome e professores de ponta, suas atuações contribuíram para a formação de gerações de economistas e para a construção de um curso que hoje é reconhecido internacionalmente por sua excelência. Agora, após tantos anos de dedicação, vem o descanso merecido – mesmo sabendo que essas mentes brilhantes não estão dispostas a se afastar com facilidade da Universidade e dos estudos econômicos.

No dia 23 de outubro, a FEA homenageou, em cerimônia, esses professores, como forma de agradecimento pelos anos dedicados à Faculdade. Estiverem presentes o atual chefe do departamento de Economia, José Carlos de Souza Santos – mais conhecido como Zeca –, o diretor da FEA, Fabio Frezatti, e o ex-diretor, Adalberto Fischmann, bem como demais docentes, funcionários e alunos da casa. Em clima cordial e descontraído, as trajetórias desses intelectuais foram relembradas para todos os presentes.

O professor Zeca lembrou a todos que essa geração de docentes foi revolucionária, no sentido de que, na época de sua contratação, era mais comum que os professores focassem seus esforços no ensino e não tanto na pesquisa. Todos os homenageados, no entanto, foram grandes pesquisadores e responsáveis por introduzir à Academia trabalhos e pesquisas que impactaram e impactam na área econômica até os dias atuais.

A gratidão e amor ao ensino dos homenageados pode ser sintetizada na fala do professor Carlos Roberto Azzoni, que citou a frase do jogador de futebol Nilton Santos: “Vocês me deixam jogar e ainda me pagam?”.

 

Conheça os homenageados:

Carlos Antonio Luque

Atual diretor presidente da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o professor titular Carlos Luque tem ampla experiência, não só na pesquisa e docência como também em gestão: foi secretário adjunto da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo por 10 anos. O professor Zeca aproveitou a ocasião para contar que foram as recomendações bibliográficas de Luque que o incentivaram a continuar os estudos na área de economia, na época de sua graduação.

 

Hélio Nogueira da Cruz

Professor titular com pós-doutoramento pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, Hélio dedicou parte de sua vida à administração da USP. Foi chefe do departamento de Economia por duas vezes, diretor presidente da Coordenadoria de Administração Geral (Codage) e vice-reitor da Universidade de São Paulo também por duas vezes (2001-2005 e 2010-2014). Atualmente é conselheiro da Fipe.

 

 

 

Maria Cristina Cacciamali

Especialista em Economia do Trabalho, com foco em América Latina, Maria Cristina é assessora especializada da Organização Internacional do Trabalho para o Seguimento dos Direitos fundamentais no trabalho. A professora titular da FEA teve também um enorme feito para a Universidade: foi uma das idealizadoras do Prolam - Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina, curso que reúne estudos de diversas áreas das ciências sociais e humanas sobre o continente.

 

 

Carlos Roberto Azzoni

Um dos professores mais produtivos da FEA, como lembrou Zeca, Azzoni coleciona uma longa extensão pesquisas, publicações e orientações de trabalhos. Foi chefe do departamento de Economia, vice-diretor e também diretor da FEA. É um dos fundadores do Nereus - Núcleo de Economia Regional e Urbana da USP.

 

 

 

 

Paulo de Tarso Presgrave Leite Soares

Professor da FEA e da PUC, Paulo de Tarso é reconhecido por seus estudos do capitalismo e, principalmente, do marxismo.  

 

 

 

Vera Lúcia Fava

Relembrada por Zeca como uma das melhores alunas da turma de graduação, Vera se destaca não só por seus estudos e ensino na área de econometria, mas também por sua atuação na reestruturação do curso, quando foi coordenadora da graduação de Economia.

 

 

 

Heron Carlos Esvael do Carmo

Responsável por estudar e montar um curso de Economia Brasileira na FEA quando a demanda surgiu, o professor também já foi vice e presidente do Conselho Regional de Economia da 2a. Região-São Paulo. Como pesquisador da Fipe, já foi responsável pelo cálculo do índice de Preços ao Consumidor (IPC), área de sua principal linha de pesquisa.

 

 

 

Denise Cavallini Cyrillo

Referência nacional e internacional em Economia da Nutrição e Economia da Saúde, a professora tem ampla experiência em temas como Segurança Alimentar e Qualidade de vida. Ajudou a estruturar o curso Pronut - Pós-Graduação Interunidades em Nutrição Humana Aplicada, que envolve a FEA, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) e a Faculdade de Saúde Pública (FSP).

 

 

 

 

Leda Maria Paulani

A professora titular e economista da FEA já foi secretária de planejamento da cidade de São Paulo. É reconhecida por seus estudos na área de marxismo, neoliberalismo e contabilidade social.

 

 

 

 

 

Iram Jácome Rodrigues
Cientista social com pós-doutoramento pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, o professor Iram contribuiu para os estudos de ciências sociais do departamento de Economia, com ênfase em Sociologia do Trabalho.

 

 

 

Jorge Eduardo de Castro Soromenho

O professor é uma grande referência em História do Pensamento Econômico, área que, segundo o professor Zeca, ficará incompleta após a aposentadoria de Soromenho.

 

 

 

 


Nelson Hideiki Nozoe

Grande especialista em História Econômica, tem atuação tanto na FEA quanto na FFLCH. Estudou intensamente a área da economia do Brasil colônia e imperial.

 

 

 

 

Basilia Maria Baptista Aguirre

Professora da FEA desde 2006, é especialista na área de Economia do Bem-Estar Social, pesquisa e ensina em áreas como economia da saúde e políticas públicas.

 

 

 

 

Raul Cristóvão dos Santos
O professor Raul Cristóvão também se aposentou em 2017. Infelizmente, faleceu no primeiro semestre deste ano. Foi realizada uma homenagem in memoriam para o professor, que foi um grande especialista em História do Pensamento Econômico e Desenvolvimento Econômico, com doutorado pela New School for Social Research, em Nova Iorque.

 

 

 

Gente da FEA - novembro de 2018
Autor: Bruno Carbinatto

Data do Conteúdo: 
terça-feira, 6 Novembro, 2018

Departamento:

Sugira uma notícia