Congresso internacional da FEA trouxe inovações na edição de 2017

A inclusão de fóruns técnicos sobre auditoria, contabilidade pública, reforma da previdência e ativos financeiros no programa foi o diferencial da 17ª edição do USP International Conference in Accounting, que ocorreu nos dias 26 a 28 de julho de 2017, concomitantemente à 14ª edição do Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Segundo o organizador do evento, o professor da FEA Renê Coppe Pimentel, houve também o fortalecimento das sessões plenárias em língua inglesa, além da premiação dos trabalhos aprovados.

As apresentações dos professores eméritos da Faculdade, Eliseu Martins e Sérgio de Iudícibus, foram muito aguardadas. Como era esperado, também tiveram muita procura as palestras dos convidados internacionais: Elizabeth Gordon (Temple University – USA), Ian Selby (Chartered Institute of Management Accountants – CIMA – UK), Jeremy Lill (Georgia State University – USA), Chiara Mio (University ‘Ca’ Foscari of Venice – ITA) e Ian Thomson (University of Birmingham – UK).

O Prêmio CIMA, patrocinado pela empresa Chartered Institute Of Management Accountants,  foi dado ao melhor trabalho das sessões plenárias em inglês. As vencedoras foram as alunas da FEAUSP, Verônica de Fátima Santana e Raquel Wille Sarquis, pelo trabalho “Does public recognition matter? An assessment of awards granted to firms”.

O prêmio certamente é um incentivo, observa o organizador. “A expectativa é que o número de trabalhos submetidos em inglês cresça nos próximos anos, já que as sessões passarão a ter maior visibilidade”.

O sucesso do evento se traduz em números. Este ano o congresso recebeu 780 inscritos, entre professores, alunos de graduação e de pós-graduação, além de profissionais de diversas áreas da Contabilidade. Durante os dois dias de atividades foram apresentados 222 trabalhos, “recorde histórico do congresso”, frisa o professor Renê. A organização do USP International Conference in Accounting envolveu 75 profissionais, que iniciaram os trabalhos de planejamento com um ano de antecedência.

A excelência acadêmica e a parceria com as grandes empresas garantem a visibilidade do congresso e atraem profissionais de todo o Brasil. Dentre as organizações participantes, estiveram presentes BM&FBOVESPA, Cetip, Bradesco, CFC – Conselho Federal de Contabilidade, CIMA – Chartered Institute Of Management Accountants, Deloitte, KPMG, Pwc, E.Y. Ernest & Young, Grupo Gen/Atlas. O evento ainda contou com o apoio fundamental da Capes, CNPq, Fapesp, Fipecafi e Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.

Gente da FEa - agosto de 2017
Autora: Milena Neves Ramos