Com Open Talks e speed-dating, Open Innovation Week marca início das atividades

Texto e foto: Bruno Carbinatto

Cientistas, empreendedores, representantes do governo, estudantes e investidores reunidos, todos com um único propósito: incentivar a inovação conjunta e o empreendedorismo inteligente. Esse é o cenário da 11ª Open Innovation Week, o maior evento do tipo na América Latina, que acontece entre os dias 25 e 28 de fevereiro de 2019. Este ano, a semana vai englobar também o Science meets Business (Scibiz), o mais importante evento universitário de empreendedorismo e inovação.

O primeiro dia do evento foi marcado pela cerimônia de abertura que ocorreu no InovaUSP — e contou, inclusive, com uma apresentação da Osusp, a Orquestra Sinfônica da USP — e pelas reuniões speed-dating. Através de um sistema de matchmaking oferecido pelo aplicativo da Oiweek, os presentes puderam marcar diversas mini reuniões com antecedência durante todo o dia. As conversas obedeciam um sistema de rounds, com 20 minutos cada e revezamento de presentes. Assim, foi possível maximizar o compartilhamento de conhecimentos, o desenvolvimento de soluções conjuntas e novas formas de se pensar negócios.

Nas reuniões de speed-dating, qualquer um poderia cadastrar no aplicativo o que procurava e o que tinha a oferecer, e o sistema de matchmaking indicaria possíveis reuniões frutíferas. Dessa forma, empresas poderiam procurar pesquisadores em áreas específicas, startups poderiam se apresentar para investidores, mentores poderiam oferecer seus serviços para empresas, e assim por diante.

Outro formato do primeiro dia foram as Open Talks, em que empresas já consolidadas apresentavam seus modelos de negócios e a experiência no campo da inovação. Nas palestras, os presentes poderiam intervir com dúvidas, comentários e sugestões, construindo um resultado conjunto. Estiveram presentes no primeiro dia a startup Yellow, que oferece serviço de locomoção por bicicletas, a empresa de cosméticos Natura, a multinacional Johnson & Johnson e a nacional Ultragaz, entre outras.

Os Open Talks e as reuniões speed-dating ainda acontecerão no resto da semana, quando também acontecerão palestras, workshops, paineis e plenárias.

segunda-feira, 25 Fevereiro, 2019