Brasil reencontra seus empreendedores pioneiros em São Paulo

Depois de receber quase 100 mil visitantes em Fortaleza, Manaus, Recife e Rio de Janeiro, a exposição itinerante Pioneiros & Empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil será apresentada em São Paulo, entre 19 de setembro e 1º de dezembro, no Centro Nacional de Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa, administrado pelo Sebrae SP e localizado no Palácio dos Campos Elíseos. A exposição destina-se a estudantes de ensino médio e de escolas técnicas, universitários de Administração, Economia, História, Arquitetura, Engenharia e outros cursos superiores, professores, pesquisadores e público em geral.

A mostra tem o mesmo título da trilogia publicada pelo professor Jacques Marcovitch, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEAUSP), que analisa a trajetória e a contribuição de empreendedores dos séculos XIX e XX para o crescimento e a modernização da economia brasileira.

Maior cidade e principal centro econômico-financeiro do país, com mais de 12 milhões de habitantes, São Paulo também se destaca como polo educacional, cultural, social e político. A história paulista tem muito a ver com iniciativas de grande número de empreendedores, personagens que, segundo o professor Jacques Marcovitch, criador do Projeto Pioneiros, “alcançaram um ideal de emancipação, enfrentaram adversidades, realizaram sonhos. Conquistaram, por assim dizer, uma segunda vida, não por serem nomes de ruas, avenidas, praças e viadutos, mas porque prolongaram suas existências, como fontes de aprendizagem e inspiração. Cabe indagar que trajetórias bem-sucedidas o seu exemplo pode induzir”.

A trilogia Pioneiros & Empreendedores faz parte do Projeto Pioneiros que, além da exposição concebida pela museóloga Maria Cristina Oliveira Bruno, inclui cursos de atualização em pioneirismo e educação empreendedora para professores em todas as regiões do país.

Ao falar sobre as razões da realização da exposição Pioneiros no Centro Nacional de Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa, Wilson Poit, superintendente do Sebrae em São Paulo, disse que “uma das missões do Sebrae é estimular os jovens a crescerem com vontade de empreender. E uma das formas de se fazer isso é trazer para a realidade deles exemplos de empreendedores de sucesso. Exemplos de homens e mulheres que ultrapassaram as dificuldades e criaram empresas que impactaram e continuam a impactar positivamente a sociedade".

Mulheres Pioneiras

Uma das grandes atrações da Exposição Pioneiros & Empreendedores em São Paulo será a inclusão de oito Mulheres Pioneiras: Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz, Eugênia Ana dos Santos (Mãe Aninha), Índia Vanuíre, Nise da Silveira, Irmã Dulce, Dorina de Gouvêa Nowill, Waldisa Russio Camargo Guarnieri e Veridiana Valéria da Silva Prado.

A seleção de mulheres para a Exposição foi feita a partir de critérios distintos dos utilizados para os pioneiros homens. Mesmo assim, suas trajetórias têm pontos em comum com a narrativa da exposição.

As mulheres destacadas, muito além de uma vida significativa, deixaram um legado que transcende suas existências. Suas trajetórias e iniciativas duradouras inspiram jovens para a construção do seu projeto de vida, e são exemplos para as gerações vindouras.

A exposição

Coordenada pela Expomus, empresa com mais de três décadas de atuação e mais de cem projetos culturais realizados, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Programa de Ação Cultural - ProAC ICMS do Estado de São Paulo, a exposição Pioneiros & Empreendedores valoriza a memória do empreendedorismo pioneiro e elucida suas características pedagógicas e repercussões contemporâneas, aproximando-a de um público amplo, mais especificamente do segmento juvenil e universitário.

A mostra lança um olhar transversal em relação à história do Brasil, com foco na reciprocidade constante entre trabalho e visão pioneira, nas escolhas e na multiplicidade de caminhos percorridos pelos empreendedores.

Os pioneiros

Dividida em cinco módulos, a exposição destaca o pioneirismo empresarial em vários momentos da história econômica, social e política do Brasil, desde 1822 até o momento atual:

Brasil Monárquico: Os Prado, Bernardo Mascarenhas, Luiz de Queiroz, Barão de Mauá, Os Lundgrens.
Primeira República: Francisco Matarazzo, Delmiro Gouveia, Luiz Tarquínio, Nami Jafet, Júlio Mesquita, Ramos de Azevedo, Guilherme Guinle, Atílio Fontana, Lafer-Klabin, Jorge Street.
Era Vargas: Leon Feffer, José Ermírio de Moraes, Roberto Simonsen, Roberto Marinho.
Brasil Contemporâneo: Edson Queiroz, Samuel Benchimol, Gerdau-Johannpeter, Valentim dos Santos Diniz, Augusto Trajano Antunes.
Brasil na Era Digital: Quem são os pioneiros do futuro?

A trilogia Pioneiros & Empreendedores

Com estilo elegante e profundo conhecimento do tema, o professor Jacques Marcovitch, autor da trilogia Pioneiros & Empreendedores, conduz o leitor a uma fascinante viagem pelo tempo para iluminar o papel desempenhado por essas figuras marcantes no processo de desenvolvimento do país.

O pano de fundo da obra é o cenário econômico e social brasileiro (e mundial) nos séculos XIX e XX. Nele, os empreendedores surgem como homens apaixonados pelo que faziam, inovadores, capazes de superar adversidades, dotados de uma grande abertura de espírito, extraordinária capacidade de trabalho e flexibilidade para mudar de rumo ou estratégia.

Além de criar empresas ou grupos empresariais bem-sucedidos, que impulsionaram o desenvolvimento do país, envolveram-se em projetos sociais ou de natureza filantrópica com a mesma energia e resiliência com que assumiram riscos e aproveitaram as oportunidades do seu tempo, apesar das crises e incertezas de sempre.

Para mais informações, acesse:

https://pioneiros.fea.usp.br

Veja informações sobre as pioneiras e pioneiros em

https://pioneiros.fea.usp.br/personagens/

 

Ficha técnica da exposição Pioneiros & Empreendedores:

Curadoria, Jacques Marcovitch

Projeto Museológico, Maria Cristina Oliveira Bruno

Implementação, Expomus - Exposições, Museus, Projetos Culturais

Coordenação Educativa, Marina de Toledo

Projeto Expográfico, Vista Urbana

Projeto Audiovisual, Estúdio Preto & Branco

Projeto Gráfico e Comunicação Visual, Partícula Planejamento Visual Gráfico

 

Sobre o Sebrae SP

A entidade nasceu em 1972 como Centro Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa (Cebrae). Em 1990, desligou-se do setor público, transformando-se em um serviço social autônomo denominado Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Fazendo parte do sistema “S”, o Sebrae configura-se como uma agência de desenvolvimento sem fins lucrativos, mantida com a contribuição compulsória de 0,6% calculada sobre o total da folha de salários das empresas e administrada pela iniciativa privada.

Centro Nacional de Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa

Espaço administrado pelo Sebrae SP e sediado no Palácio dos Campos Elíseos que reúne empreendedores e projetos ligados a tecnologia, inovação e criatividade. Nos diferentes ambientes do prédio, são promovidas ações e realizados programas para fomentar o empreendedorismo e a economia criativa.

 

Mais informações para jornalistas e agendamento de entrevistas

Printec Comunicação       Telefones: (11) 5185-4970, 5185-4982 e 9 9955 4618

antonio.godoy@printeccomunicacao.com.br

vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br

Data do Conteúdo: 
quinta-feira, 29 Agosto, 2019

Departamento:

Sugira uma notícia