Análise e Opinião - Cultura e Extensão na FEA-USP

Contemplar atividades de cultura e extensão é tradição da FEA.

A visão do papel das universidades, baseada nas funções tradicionais de ensino e pesquisa, tem sido amplamente discutida pelas comunidades acadêmicas e sociedade em geral, e a pauta que tem merecido especial destaque é a inclusão das atividades de cultura e extensão como parte integrante e necessária das atividades universitárias. A USP, pioneiramente, através da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, tem trabalhado incorporando a moderna visão de universidade baseada no tripé: ensino, pesquisa e cultura e extensão.

A extensão universitária é um processo que articula o ensino e a pesquisa, permitindo a interação transformadora entre a universidade e a sociedade. As atividades de cultura visam preservar e ampliar o patrimônio cultural, valorizando os marcos e as manifestações culturais, além de incentivar novas formas de manifestações artísticas e culturais (Resolução 4940/2002-USP).

A FEA, tradicionalmente, tem sido muito atuante por meio de seus professores, alunos e funcionários, em grupos organizados ou não, oferecendo à comunidade cursos, palestras, serviços, atividades culturais entre outras. Citamos o PESC, o PET, a FEA Júnior, o Cursinho, o Coral e o Grupo de Teatro, como exemplos de grupos organizados da FEA.

Para o maior envolvimento da comunidade FEA-USP nas atividades de cultura e extensão, a Comissão de Cultura e Extensão da FEA tem direcionado seus esforços para organizar e dar maior visibilidade às muitas atividades aqui desenvolvidas, facilitando o engajamento dos interessados nas suas respectivas áreas de interesse. Adicionalmente, espera-se que essa ação contribua para melhor integração da FEA com a sociedade em geral, pois facilitará a busca das atividades de cultura e extensão, que serão organizadas por similaridade das atividades que ocorrem em nosso dia-a-dia.

O apoio da Diretoria da FEA bem como de todo corpo administrativo, em especial a Assistência Acadêmica, Assistência de Comunicação e Desenvolvimento e a Unidade de Processamento de Dados além dos integrantes da própria Comissão, composta hoje pelos professores doutores Fábio Frezatti, Joaquim José Martins Guilhoto, Isak Kruglianskas, Carlos Alberto Pereira, Antonio Carlos Coelho Campino, Sérgio Buarque de Hollanda Filho, Nicolau Reinhard, Dílson Gabriel dos Santos, Ariovaldo dos Santos, Valmor Slomski, Silvia Pereira de Castro Casa Nova, Dante Mendes Aldrighi, Roberto Sbragia e Adolpho Walter Pimazoni Canton tem sido fundamental para o cumprimento das diversas etapas que nos levarão ao sucesso desse projeto. Esperamos contar também, com o apoio de professores, alunos e funcionários nesse importante feito, através de sugestões e informações pelo e-mail: rosembfs@usp.br .

PROFª. MARINA MITIYO YAMAMOTO
Presidente da Comissão de Cultura e Extensão da FEA.

quarta-feira, 1 Agosto, 2007