Alunos participam de competição de empreendedorismo

Seis equipes foram finalistas da competição realizada dentro da disciplina Empreendedorismo e Inovação (EAD 910), ministrada na FEA e promovida pela AUSPIN (Agência USP de Inovação), durante o segundo semestre de 2020. Vindos de 72 cursos da USP, os alunos formaram 48 equipes para participar do certame. As seis equipes finalistas foram: So & We (Moda), RoomMatch (Habitação), For your Skin (Saúde e Cuidados Pessoais), Value Investimentos (Fintech), S-Shop (Varejo) e Fined (Educação Financeira). Ao final, foram escolhidas como campeãs: 1º lugar (Fined), 2º lugar (RoomMatch e For Your Skin) e 3º colocado (Value Investments).

A disciplina Empreendedorismo e Inovação é uma disciplina de graduação que tem por objetivo capacitar alunos no desenvolvimento de negócios e atrai alunos que tenham ideias de inovação e empreendedorismo, visando transformar futuramente essas ideias em negócios. Nesse segundo semestre de 2020, estiveram matriculados 200 alunos. Quando o curso é encerrado, a expectativa é que o aluno tenha desenvolvido sua capacidade empreendedora e que esteja apto a realizar atividades no mundo do empreendedorismmo, por meio de trabalho em equipe, comunicação e inovação.

Segundo Liliam Carrete, professora de Finanças da FEA e assessora da coordenação da AUSPIN, as 48 equipes que participaram da competição foram formadas pelo processo de matchmaking pela área de interesse de empreender, formação na área de interesse e multidisciplinariedade da área de formação. Cada equipe foi composta com pelo menos um membro com formação na área do empreendedorismo, um membro da área de gestão e um membro na área de tecnologia computacional.

Os setores de atuação foram Esporte, Lazer e Entretenimento, Habitação, Moda, Alimentação, Mobilidade, Biociência, Saúde, Educação, Fintech e Varejo. Na Etapa Semifinal, todas as 48 equipes se apresentaram para 13 avaliadores distribuídos em seis salas do Zoom, que selecionaram uma equipe por sala. Já na Etapa Final, as seis equipes escolhidas se apresentaram para nove investidores. As equipes vencedoras foram: 1º lugar (Fined), 2º lugar (RoomMatch e For Your Skin) e 3º colocado (Value Investments).

Os resultados obtidos pelas equipes vencedoras foram:

•  2 conexões com investidores que se tornam mentores das startups com a For your Skin e Value Investiments;
  •  R$ 25.000 de premiação doados pela associação SEMPRE FEA, que deverão ser utilizados pelas equipes para desenvolvimento do negócio. O prêmio será distribuído da seguinte maneira: R$ 5.000 para o 1º lugar: Fined; R$ 4.000 para os demais projetos.

quinta-feira, 17 Dezembro, 2020