Alunos da FEA vencem Desafio de Dados de Criptomoedas

A equipe EvolvingChain, formada por estudantes da FEAUSP e da EPPEN/UNIFESP, foi a grande vencedora do 1º Desafio de Dados de Criptomoedas, evento organizado pela Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP) em parceria com o GVcode e a University Blockchain Research Initiative (UBRI), grupo de universidades no mundo que são parceiras da Ripple em pesquisas envolvendo moedas digitais. Na competição, as equipes foram desafiadas a trabalhar em problemas do mundo real envolvendo criptomoedas, sendo disputada por estudantes de graduação de todo o Brasil.

O vencedores receberam o prêmio de R$ 8 mil e poderão obter oportunidades futuras em projetos da FGV/EESP e Ripple. A equipe EvolvingChain contou com a participação de alunos do curso de Administração da FEAUSP: Davi Lima da Silva, Mercedes Garcia Fraga Freire da Silveira e Tiago Nery de Siqueira, em conjunto com discentes do curso de Economia da EPPEN/UNIFESP, sob mentoria do professor de Finanças da FEA, Leandro Maciel (foto).

O trabalho vencedor da competição foi “Lei do Preço Único para Criptomoedas”, que propôs verificar se as três criptomoedas de maior capitalização de mercado — Bitcoin, Ethereum e Ripple — negociadas nas bolsas Kraken (norte-americana) e Bitstamp (europeia), seguem a lei do preço único.

Além disso, o grupo estudou a contribuição das bolsas para o processo de descoberta de preços de cada criptomoeda com uma proposta inovadora: a avaliação dessa dinâmica por meio de uma abordagem não linear.

A FGV/EESP promoverá no dia 23/09/20 às 18h um Webinar aberto ao público com a apresentação das pesquisas das três equipes vencedoras da competição. Mais informações e a inscrição no evento são encontradas no link.

quinta-feira, 10 Setembro, 2020