8ª Feira de Profissões expande horizontes de vestibulandos

Por Pedro Ferreira

Entre os dias 20 e 25 de setembro, o Cursinho FEAUSP promoveu sua tradicional Feira de Profissões. Em sua 8ª edição, o evento reuniu estudantes de mais de 40 cursos e foi assistido por quase 3 mil pessoas durante a semana. A feira foi realizada inteiramente online, com transmissão no canal do YouTube do Cursinho, e teve conversas sobre os diferentes cursos da Universidade São Paulo para auxiliar na escolha de carreira dos vestibulandos que acompanharam.

Os estudantes convidados apresentaram um breve panorama com suas considerações sobre a vida universitária dentro da USP e as especificidades de seus cursos. Grades de disciplinas, projetos de extensão, entidades universitárias, iniciações científicas e vários outros aspectos da graduação foram discutidos. O público também tirou dúvidas sobre as perspectivas de cada área no mercado de trabalho e as maiores dificuldades enfrentadas pelos alunos.

O primeiro e o terceiro dia de evento foram dedicados à área biológica. Os universitários convidados expuseram as dinâmicas dos cursos de Saúde e das Ciências Biológicas e as oportunidades para quem tem interesse no setor. Jackeline, que representou o curso de Farmácia, contou sobre as atividades de extensão e destacou a importância que os alunos da USP dão a esses projetos, pois são uma forma de devolver à sociedade o conhecimento adquirido dentro do campus.

Os cursos das ciências humanas foram distribuídos entre o segundo e o quinto dia da Feira. Dersu e Yasmin, do curso de Música, explicaram o processo diferenciado de ingresso através das provas específicas e as ramificações do currículo com base nos instrumentos. Enquanto os representantes dos cursos de Comunicação destacaram a interseccionalidade entre os aprendizados dentro da área e como isso se reflete no mercado de trabalho, com vagas abertas a estudantes e graduados de todos os cursos, por exemplo.

As ciências exatas foram o destaque do terceiro dia de evento, com presença dos cursos de Estatística, Matemática Aplicada, Física, Sistema de Informação, Ciência da Computação e as diversas Engenharias. Vinícius, estudante de Física, comentou sobre as possibilidades de iniciação científica dentro do instituto e como funcionam as tutorias com os orientadores. Os alunos têm autonomia para demonstrar interesse em projetos de pesquisa e contatar os professores ligados ao tema requisitado para receber orientações.

No último dia da Feira de Profissões, a transmissão contou com palestras sobre intercâmbio na graduação e saúde mental de vestibulandos. Os intercambistas convidados comentaram suas trajetórias até conseguirem estudar no exterior e refletiram sobre suas experiências para incentivar os estudantes que sonham em realizar intercâmbios. Em seguida, a psicóloga Camila Galafassi trouxe sua experiência com o atendimento de jovens para orientar o público que acompanhava o evento. Ela recomendou a busca pelo equilíbrio entre questões biológicas, como a prática de exercícios físicos e uma boa alimentação, e emocionais, como a definição de horários para estudos e descanso, para evitar um desgaste mental durante o período.

Os seis dias da Feira de Profissões puderam esclarecer dúvidas e expandir os horizontes do público sobre os diversos cursos da USP e oferecer suporte aos vestibulandos que buscam estudar na universidade em um futuro próximo. Em parceria com a Corrija-me, plataforma de correção de redações, o evento ainda sorteou dois planos Preparação para o público e forneceu um cupom de desconto para a primeira mensalidade do curso.

Segunda-feira, 27 Setembro, 2021