24ª edição do SemeAd reuniu mais de 2.400 pesquisadores

Por Pedro Ferreira

Nos dias 10, 11 e 12 de novembro, ocorreu a 24ª edição dos Seminários em Administração (SemeAd), organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da FEA-USP. O evento tem como intuito fortalecer e aprimorar a produção e difusão do conhecimento científico voltado à comunidade acadêmica e aos profissionais da área de Administração. As transmissões online reuniram apresentações de trabalhos, painéis, workshops e outras atividades abertas.

O SemeAd reúne estudantes, pesquisadores e profissionais de Administração para que possam trocar experiências e conhecimentos sobre as diversas temáticas científicas discutidas. Foram 2.572 submissões de trabalhos, sendo 1.356 deles aprovados, um aumento em relação à edição passada, que contou com 2.235 trabalhos recebidos e 1.144 aprovados. Dentre as principais instituições participantes estavam a FEA e outros institutos da USP, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Universidade Federal da Paraíba, a Universidade Federal de Lavras e a Universidade Federal do Ceará.

O evento contou com a participação de 2.490 congressistas de todas as regiões do Brasil e 175 pesquisadores estrangeiros. Os artigos da edição deste ano englobaram 16 áreas, sendo as principais Administração Pública, Marketing, Gestão de Pessoas, Artigos Aplicados, Finanças e Estratégia em Organizações.

Os trabalhos submetidos também puderam participar de um processo do Fast-Track, em que avaliadores do evento encaminham projetos de excelência para possíveis publicações em revistas e periódicos parceiros. Foram cerca de 278 trabalhos aprovados em 74 periódicos participantes.

Houve também a submissão de projetos para a Bolsa SemeAd Pq Júnior, iniciativa de financiamento e fomento da pesquisa científica de qualidade organizada pelo SemeAd, a Fundação Instituto de Administração (FIA) e a Instituição de Pagamento S.A. (CACTVS). Foram 100 trabalhos submetidos e 10 bolsas concedidas.

O SemeAd também contou com o destaque dos Projetos de Impacto, sendo eles o Observatório de Inovação Social de Florianópolis, que visa mostrar, articular, apoiar e acompanhar os atores que compõem a rede do Ecossistema de Inovação Social (EIS) da cidade, e o Educação Urgente, que é uma proposta metodológica de impacto para o ensino e a aprendizagem na área de Administração.

Quinta-feira, 25 Novembro, 2021