Documentos necessários

Concursos para Professor Doutor e Professor Titular

Os pedidos de inscrição deverão ser feitos, exclusivamente, por meio do link https://uspdigital.usp.br/gr/admissao no período indicado nos Editais, devendo o candidato apresentar requerimento dirigido ao Diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, contendo dados pessoais e área de conhecimento (especialidade) do Departamento a que concorre, anexando os seguintes documentos:

I – memorial circunstanciado e comprovação dos trabalhos publicados, das atividades realizadas pertinentes ao concurso e das demais informações que permitam avaliação de seus méritos, em formato digital.

II – prova de que é portador do título de Doutor outorgado pela USP, por ela reconhecido ou de validade nacional (No caso de apresentação de “Ata de Defesa” de Programas de Pós-Graduação da USP, o documento deverá conter a homologação da Comissão de Pós-Graduação, condição necessária para que o candidato faça jus ao título de Doutor.);

II – prova de que é portador do título de Livre-Docente outorgado pela USP ou por ela reconhecido (No caso de concurso para Professor Titular); 

III – prova de quitação com o serviço militar para candidatos do sexo masculino;

IV – título de eleitor;

V – comprovante(s) de votação da última eleição, prova de pagamento da respectiva multa ou a devida justificativa.

Parágrafo primeiro: Elementos comprobatórios do memorial referido no inciso I, que não puderem ser digitalizados deverão ser apresentados até o último dia útil que antecede o início do concurso. O memorial poderá seguir o roteiro e as normas para a elaboração de memoriais destinados aos concursos docentes da FEA-USP, aprovados pela Congregação em 17.8.2005, disponível na página http://www.fea.usp.br/fea/concursos-e-processos-seletivos/docente/roteir... No memorial deverão estar destacas as publicações referentes aos últimos cinco anos imediatamente anteriores à inscrição.

É aconselhável não deixar a inscrição para o último dia e priorizar o upload dos comprovantes das atividades mais relevantes. No caso de julgamento de títulos dos candidatos a Professor Titular, das atividades dos últimos 5 (cinco) anos.

Os docentes em exercício na USP serão dispensados das exigências referidas nos incisos III e IV, desde que as tenham cumprido por ocasião de seu contrato inicial.

Os candidatos estrangeiros serão dispensados das exigências dos incisos III, IV e V, devendo comprovar que se encontram em situação regular no Brasil.

O candidato estrangeiro aprovado no concurso e indicado para o preenchimento do cargo só poderá tomar posse se apresentar visto temporário ou permanente que faculte o exercício de atividade remunerada no Brasil.

No ato da inscrição, os candidatos portadores de necessidades especiais deverão apresentar solicitação para que se providenciem as condições necessárias para a realização das provas.

As inscrições serão julgadas pela Congregação, em seu aspecto formal, publicando-se a decisão em edital. 

Concurso Livre-Docência

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar requerimento dirigido ao Diretor da FEA, do qual deverá constar: nome, idade, filiação, naturalidade, telefone, e-mail e endereço para correspondência, além da área de conhecimento (especialidade) do Departamento no qual pretende realizar o concurso, acompanhado dos seguintes documentos:

I – Original e uma cópia da prova de quitação com o serviço militar, para os candidatos do sexo masculino;

II – Original e uma cópia do título de eleitor, com o comprovante de votação na última eleição, ou de justificativa de ausência ou de pagamento de multa;

III - Original e uma cópia do RG ou RNE;

IV – Original e uma cópia da prova de que é portador do título de Doutor, outorgado pela USP, por ela reconhecido ou de validade nacional;

V – Memorial circunstanciado, em língua portuguesa, em 10 (dez) cópias, no qual sejam comprovados os trabalhos publicados, as atividades realizadas pertinentes ao concurso e as demais informações que permitam avaliação de seus méritos;

VI – Dez exemplares de tese original e inédita, em língua portuguesa, ou de texto, em língua portuguesa, que sistematize criticamente a obra do candidato ou parte dela.

Os docentes em exercício na USP e os candidatos estrangeiros serão dispensados das exigências referidas nos itens I e II.

O memorial a que se refere o inciso V poderá seguir o roteiro e as normas para a elaboração de memoriais destinados aos concursos docentes da FEA, aprovados pela Congregação em 17.8.2005,o mesmo é encontrado em http://www.portalfea.fea.usp.br/fea/concursos-e-processos-seletivos/doce.... No memorial, o candidato deverá salientar o conjunto de suas atividades didáticas e contribuições para o ensino, e destacar os títulos, trabalhos e atividades posteriores à obtenção do grau de doutor.

A comprovação será anexada em apenas uma via e será devolvida ao candidato após a realização do concurso.O candidato deverá possuir outra cópia dos seus trabalhos, artigos e livros para seu uso durante o concurso.

Todos os títulos e atividades, mesmos aqueles obtidos ou, realizados na FEA, deverão estar comprovados mediante cópias de diplomas e certificados e juntada de declarações.

Os trabalhos deverão ser comprovados com a juntada de um exemplar (da tese, da revista na qual foi publicado o artigo), na forma como foi editado com o programa ou resumo, editado pelos organizadores do congresso, do qual conste o trabalho citado, ou, ainda, com a carta de aceitação do trabalho. Os textos integrais dos trabalhos deverão acompanhar os comprovantes.

Cada comprovante de título, trabalho e atividade deverá ser numerado de forma a corresponder à numeração com a qual foram citados no memorial.

As inscrições serão julgadas pela Congregação, em seu aspecto formal, publicando-se a decisão em edital.