Profile and Mission

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEAUSP) é uma instituição pública de ensino e pesquisa mundialmente reconhecida pela excelência de sua produção acadêmica e de seus cursos, tanto de graduação quanto de pós-graduação.

Com mais de 60 anos de existência, a FEAUSP surgiu com o objetivo de preparar profissionais de administração, economia e contabilidade para suprir as necessidades dos grandes centros do Brasil, que na época acabava de sair da segunda Guerra Mundial e passava por um processo de democratização da economia. Seu objetivo inicial, que permanece até hoje, é a formação de profissionais que contribuam e façam a diferença na sociedade de maneira positiva.

Décadas após sua criação, a FEA é referência nacional e internacional nas áreas que abrange. Nivelando suas atividades pelos altos padrões da Universidade de São Paulo e aliando o conhecimento sobre a realidade brasileira com os referenciais e conhecimentos metodológicos das mais renomadas instituições internacionais, a faculdade é destaque entre as demais na formação de economistas, administradores e especialistas em contabilidade e atuária. 

Diferenciais

A contribuição dos ex-alunos da FEA para o desenvolvimento da sociedade brasileira tem sido prova da qualidade de seus cursos. Tanto no setor público quanto no privado, os ex-alunos da FEA têm ganhado renome, adquirindo grande importância como profissionais em empresas e também professores de outras instituições. 

Na busca por constante inovação e modernização, a FEA conta com um corpo docente único, formado por professores doutores, quase todos com trabalhos internacionais e com grande conhecimento de pesquisa. Assim, a faculdade atinge o objetivo de ser sempre referência em excelência na formação dos alunos de forma integral, sendo inclusive geradora de novos métodos de ensino e pesquisa, com a contínua reciclagem do corpo docente e da estrutura curricular.

Os alunos da FEAUSP possuem ainda a oportunidade de ter contato com as maiores instituições de ensino internacionais nas áreas de economia, administração e contabilidade, pois a faculdade mantém e procura sempre ampliar convênios com instituições de renome no mundo todo. Assim são estimulados o intercâmbio de ideias e a produção conjunta de conhecimento, além de serem geradas grandes oportunidades para os estudantes. 

O relacionamento com a sociedade civil do país não fica esquecido: a FEAUSP procura sempre estreitar esses relacionamentos, com projetos de extensão, que atingem todos os setores da sociedade, tanto públicos e privados, principalmente com as comunidades carentes. 

Missão

Ser um centro de excelência em ensino, pesquisa e extensão em Economia, Administração e Contabilidade, referenciado por padrões internacionais, contribuindo para a formação de profissionais e pesquisadores competentes e éticos, para o contínuo desenvolvimento da sociedade brasileira.

Visão

As perspectivas de futuro de uma instituição como a FEA são seguramente otimistas. A escola promove uma postura pró-ativa com relação aos obstáculos, antecipando-os e propondo soluções para eles antes que se tornem problemas.

Isso fez com que a faculdade desenvolvesse uma valiosa capacidade de resposta aos desafios, sempre com pragmatismo e eficácia, além de respeito aos seus valores. 

A FEA não é pensada como um negócio. Nela, segue-se a lógica acadêmica. A preocupação não é apenas em formar alunos aptos ao mercado e garantir o desenvolvimento da escola. Existe a busca pela excelência como centro de ensino, pesquisa e extensão, produtor de conhecimento e contribuinte com a sociedade.

Com essa política, a FEA se firma cada vez mais como um centro de primeiro nível no Brasil, progressivamente melhor conceituado internacionalmente.

Para isso, a escola se espelha nas principais universidades do mundo. Traz métodos e referências modernos e eficientes do exterior, aplicando-os no contexto em que está inserida para gerar ideias, políticas e propostas inovadoras.

A perspectiva da FEA também aumenta com a contínua evolução no campo de pesquisas e extensão. O número crescente de trabalhos acadêmicos produzidos e colocados em prática no mundo real mostra o caráter de liderança da faculdade. 

Além disso, a ampliação do oferecimento de cursos executivos, que melhoram a cada ano a qualidade geral do gestor brasileiro em múltiplas áreas, completa o cenário promissor de uma faculdade que pensa, age e muda a sociedade que a cerca.