Mestrado

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE

DEPARTAMENTO DE ECONOMIA Instituto de Pesquisas Econômicas

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA – CURSO MESTRADO

 

PROCESSO DE SELEÇÃO – 2017

EDITAL 05/2016

 

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Economia da FEA-USP torna público a abertura de inscrições e estabelece as normas para o processo de seleção de candidatos ao Curso de Mestrado em Economia para ingresso em 2017.

1. Das Inscrições

1.1 As inscrições serão feitas exclusivamente por meio do Exame de Seleção Nacional da ANPEC -2017.

1.2 A inscrição e as informações detalhadas sobre o Exame podem ser obtidas no endereço eletrônico http://www.anpec.org.br/novosite/br/exame

1.3 Serão oferecidas até 25 vagas. As vagas oferecidas não serão obrigatoriamente preenchidas.

2. Do Processo de Seleção

2.1. A seleção dos candidatos ao Curso de Mestrado em Economia da FEA-USP é feita pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Economia com base nos resultados do Exame Nacional de Seleção da ANPEC (Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia).

2.2. A ANPEC realiza anualmente o Exame de Seleção Nacional de candidatos aos cursos de mestrado em Economia que são oferecidos pelos Centros membros ou associados. O Exame tem como objetivo avaliar a qualificação acadêmica dos candidatos e informar aos Centros os resultados da avaliação. Cabe ressaltar que o Exame da ANPEC meramente classifica os candidatos (não é um vestibular; não aprova ou reprova).

2.3. A ponderação atribuída pela FEA/USP às provas da Anpec é a seguinte:

Prova de Microeconomia – 25%

Prova de Macroeconomia – 25%

Prova de Estatística – 25%

Prova Matemática – 25%

Prova de Economia Brasileira (objetiva) – 0%

Prova de Economia Brasileira (discursiva) – 0%

2.4 A nota mínima para aprovação é 5 (cinco) no conceito Resultado Parcial (RP) do Exame da ANPEC para as provas de Microeconomia, Macroeconomia, Estatística e Matemática.

2.5 O aluno que obtiver resultado correspondente a pelo menos 50% da nota máxima possível na prova de Inglês do Exame da ANPEC, considera-se aprovado na avaliação de proficiência na língua inglesa. Outros exames serão aceitos tais como TOEFL, IELTS, Cambridge, Michigan e Centro de Línguas da FFLCH-USP, realizados até 4 (quatro) anos antes da data de inscrição do estudante no exame de proficiência aplicado pelo Programa.

3. Das Matrículas

3.1 A matrícula no curso de Mestrado em Economia fica condicionada à entrega de cópias dos documentos relacionados (autenticadas ou acompanhadas do original):

a) Certidão de nascimento ou casamento;

b) Título de eleitor;

c) Certificado de reservista (para candidatos do sexo masculino);

d) CPF;

e) Cédula de Identidade;

f) Diploma (frente e verso) ou certificado com a data de outorga do grau obtido em curso de Graduação oficialmente reconhecido;

g) Histórico escolar do curso de graduação concluído;

h) Foto 3X4 datada com menos de um ano.

3.2 O candidato estrangeiro deverá apresentar, no ato da matrícula, além da cópia do diploma (frente e verso) e do histórico escolar de graduação concluído, uma cópia simples acompanhada dos seguintes documentos originais:

a) Diploma original contendo o visto consular;

b) Protocolo do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), a ser providenciada junto à Polícia Federal em tempo hábil que permita sua primeira matrícula;

c) Passaporte, incluindo o visto de estudante;

d) Foto 3X4 datada com menos de um ano.

3.3 A matrícula poderá ser realizada por meio de procuração, com exceção dos candidatos estrangeiros.

4. Das Disposições Finais

4.1 A inscrição do candidato implica a aceitação das normas e instruções para o processo de seleção contidas neste edital e nos comunicados já emitidos ou que vierem a se tornar públicos.

4.2 A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Economia se reserva o direito de não preencher todas as vagas.

4.3 O curso de Mestrado em Economia da FEA/USP é um programa de Pós-Graduação stricto sensu, exigindo dedicação integral e exclusiva.

4.4 O curso de Mestrado em Economia da FEA/USP é gratuito, com aulas exclusivamente nos períodos diurno e vespertino (segunda a sexta).

4.5 As bolsas de cota do programa serão alocadas aos alunos aceitos estritamente de acordo com a classificação no processo seletivo.

 

Publicado no DOE em 06/05/2016