Doutorado em Teoria Econômica

Edital

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA
Programa de Pós-Graduação em Economia – Área Teoria Econômica– Curso Doutorado


PROCESSO DE SELEÇÃO – 2018 (Publicado no DOE de 05/08/2017)

EDITAL 25/2017

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Economia da FEA/USP torna pública a abertura de inscrições e estabelece as normas para o processo de seleção de candidatos ao Curso de Doutorado em Economia na Área de Teoria Econômica, para ingresso em 2018.

1. Das Disposições Gerais

1.1. O candidato que vier a ser aprovado deve, obrigatoriamente, ser portador de título de mestre ou doutor com validade nacional, ou cuja equivalência seja reconhecida pela USP até a data da matrícula constante do calendário da FEA, sob a pena de invalidar a matrícula. Candidato portador de título outorgado por instituições estrangeiras deverá ter o reconhecimento ou revalidação (a equivalência) por instituição brasileira reconhecida pelo MEC até a data da matrícula. 

1.2. O curso de Doutorado em Economia da FEA-USP na área de Teoria Econômica tem caráter stricto sensu, com exigência de dedicação em tempo integral. O curso é gratuito, com aulas no período diurno e vespertino (segundas a sextas).

1.3. As bolsas de cotas do programa serão alocadas, quando disponíveis, estritamente de acordo com a classificação do processo seletivo.

2. Das Vagas

Serão oferecidas até 15 vagas.

3. Das Inscrições

3.1. Período de Inscrição.

As inscrições ocorrerão no período entre 28 de agosto e 06 de outubro de 2017 e devem ser feitas exclusivamente via online, através do endereço http://www.portalfea.fea.usp.br/economia/pos-graduacao/processo-seletivo. A inscrição só será efetivada mediante a apresentação da documentação completa (enviada em arquivos “pdf”) descrita no item 3.2.

3.2. Documentação para Inscrição.

a) Formulário de inscrição online;

b) Cópia do diploma de graduação, com o histórico escolar correspondente;

c) Quando disponível, cópia do diploma de mestre ou doutor, ou certificado de conclusão;

d) ) Histórico escolar e ementas das disciplinas cursadas no mestrado ou doutorado;

e) Currículo Lattes atualizado;

f) Texto, com no máximo 5 (cinco) páginas em espaço 1,5 (um e meio) e fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze), escrito pelo candidato, justificando seu interesse pelo programa, apresentando, objetivamente, os motivos que levaram o candidato a (1) escolher o doutorado em economia na área de Teoria Econômica da FEA-USP como o mais apropriado aos seus interesses acadêmicos; (2) considerar que seu perfil (o do candidato) é adequado para o programa. O texto também deve detalhar a área ou tema de interesse a ser desenvolvido durante o doutorado.

g) Nota e classificação geral no exame nacional da ANPEC (Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia), de acordo com a “nota e classificação ANPEC”, realizado entre 2012 e 2016, com nota mínima zero no conceito “Resultado Parcial” (RP). Alternativamente, exame geral do GRE (Graduate Record Examination), realizado a partir de 2013, com pontuação mínima de 155 na parte quantitativa (Quantitative Reasoning). As partes verbal e analítica não serão consideradas.

h) Dissertação de mestrado ou tese de doutorado depositada em sua instituição de origem. Caso ainda não tenha sido finalizada, enviar a versão mais recente disponível.

4. Do Processo Seletivo

A seleção dos candidatos ao curso de doutorado na área de Teoria Econômica será feita por comissão de seleção constituída por professores integrantes do programa de pós-graduação, designados pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Economia, e envolve duas etapas:

1ª Etapa – Os candidatos serão classificados pela comissão de seleção de acordo com a documentação submetida. A nota de cada candidato será uma média ponderada da nota dada à dissertação ou tese (20% de peso), Currículo Lattes, nota e classificação na ANPEC ou GRE, diploma e histórico da graduação, e histórico escolar de mestrado ou doutorado (50% de peso), e texto descrito no item 3.2, subitem “f” (30% de peso). Candidatos com pontuação inferior a 5,0 (de um total de 10,0) serão eliminados. Os demais serão autorizados a prosseguir para a 2ª etapa.

2ª Etapa – Os candidatos aprovados na primeira etapa participarão da segunda etapa, que envolve apresentação e arguição do texto descrito no item 3.2, subitem “f”, presencial ou não presencial. A comissão de seleção dará nota de 0 a 10 globalmente à apresentação e arguição do texto de cada candidato. Candidatos com nota inferior a 7,0 (sete) serão eliminados. Os demais candidatos serão considerados aprovados, de acordo com a ordem de classificação e o limite do número de vagas disponíveis.

5. Das Condições do Processo Seletivo

Apenas os candidatos aprovados na 2ª. etapa terão concedido o direito de matricular-se no Curso de Doutorado em Economia na área de Teoria Econômica, respeitado o número de vagas.

A decisão em cada uma das etapas do processo seletivo é definitiva, não cabendo recurso.

6. Do Cronograma

Inscrições: 28/08 a 06/10/2017

Divulgação do Resultado da Primeira Etapa: 31/10/2017

Apresentação e arguição do texto: 06 a 10/11/2017

Resultado Final: até 30/11/2017

7. Das Disposições Finais

A inscrição do candidato implica a aceitação das normas e instruções para o processo de seleção, contidas neste edital, e nos comunicados já emitidos ou que vierem a se tornar públicos.

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Coordenadora do Programa.

A Comissão de Seleção e a Comissão Coordenadora do Programa de Economia se reservam o direito de não preencher todas as vagas.