Grupos de Pesquisa Economia

O grupo surgiu em evento pioneiro realizado em outubro de 2001, quando se reuniram, na Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, docentes e discentes daquela Faculdade e da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (FADUSP) Universidade de São Paulo, para discutirem a interface entre Direito, Economia e Organizações (Law, Economics and Organizations).
Hysteresis nas Exportações Brasileiras. Atividade Inovativa na Industria Brasileira - Análise a partir da PINTEC 2000/03 Artigos Publicados Recentemente Relacionados às Pesquisas Mencionadas: KANNEBLEY JÚNIOR, Sérgio Tests for the Hysteresis Hypothesis in Brazilian Industrialized Exports: a Threshold Cointegration Analysis.
Seminários 2008 23 / Abril Título: Trabajo y vida cotiana de los africanos de Buenos Aires (1750-180) Palestrante: Prof. Dr. Marta Golderg (Universidad Nacional de Luján,Argentina) 14 / Maio Título: Desenvolvimentismo Incoerente?Comentários sobre o Projeto do Segundo Governo Vargas e as Idéias Econômicas de Horácio Lafer (1948-1952) Palestrante: Prof. Dr.
O NEFIN - Núcleo de Pesquisa em Economia Financeira é formado por professores do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. A FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - apoia o NEFIN.
Nossa agenda de pesquisa para os próximos anos inclui o desenvolvimento de capacitação analítica para a avaliação de novas iniciativas de política econômica no Brasil. A questão regional, em que se consideram a distribuição da atividade e da renda no espaço econômico nacional e suas interações espaciais, é a linha mestra de nossa produção acadêmica.
O Nespi – Núcleo de Estudos e Pesquisas de Política Internacional, Estudos Internacionais e Políticas Comparadas – USP/CNPq foi criado em 2005 para fomentar a produção de trabalhos científicos de caráter interdisciplinar, sobretudo no campo da avaliação de políticas públicas e das diferentes interfaces da integração regional da América Latina.
Este grupo trabalha com ajuste de diversos modelos econométricos para projeção principalmente de demanda, considerando séries temporais, variáveis macro-econômicas, DATA MINING e BIG DATA.
O Núcleo de Estudos em Economia Da Saúde (NEEDS) busca atualizar conhecimentos em Economia da Saúde, especialmente em termos de aplicação ao caso brasileiro.