Planejamento estratégico do programa

O Programa de Pós-Graduação em Economia da FEA/USP (PPGE) tem, através da sua comunidade de professores, alunos e funcionários, se mantido na fronteira do conhecimento da economia e em constante processo de renovação e atualização. Esta atualização ocorre na produção de pesquisas de alto nível, comprometimento com um ensino de fronteira e atração de professores e alunos.

A partir do primeiro semestre de 2020, o PPGE implementou uma nova estrutura curricular dividida em quatro bimestres em cada ano letivo. Essa nova estrutura é fruto de amplas discussões visando o aprimoramento do treinamento de nossos alunos e a possiblidade de oferta de uma ampla gama de disciplinas em várias áreas de conhecimento da economia. Dessa forma, o programa passa a contar com maior cobertura de tópicos fundamentais para a formação básica de um economista e mais oportunidades de treinamento na confecção de pesquisas de acordo com padrões internacionais de fronteira. Como parte de um comprometimento com aprimoramento continuado do ensino, a comunidade do PPGE se dedicará a revisões e aprimoramentos periódicos dos cursos de mestrado e doutorado.

O Departamento de Economia é também ativo na atração de jovens talentos com uma linha de pesquisa moderna que enriquece o PPGE. Existe um esforço continuado de atração de pós-doutorandos formados em universidades nacionais e internacionais de alto nível. Esses jovens talentos contribuem para o ambiente de pesquisa do Programa, formam parcerias com professores e alunos e, em vários casos, prestam concursos para integrarem o quadro permanente de professores do Departamento e do Programa.

Com a evolução de métodos e bancos de dados utilizados em pesquisas em economia, o Programa persegue à atualização de seus equipamentos e laboratórios de computação. Além disso, vários alunos e professores recebem financiamento para participarem de congressos nacionais e internacionais, bem como realizar cursos específicos em técnicas de fronteira.