Missão e objetivos do programa

Visão

Formar economistas e produzir pesquisas da mais alta qualidade em consonância com padrões internacionais consolidados.

Missão

A missão do Programa de Pós-Graduação em Economia na FEA/USP é promover o ensino e a pesquisa da mais alta qualidade e rigor respeitando a liberdade acadêmica, a liberdade de expressão, a competição de ideias, a honestidade acadêmica e o respeito à diversidade em todas as suas dimensões. O Programa têm como objetivo formar profissionais e produzir pesquisa capazes de contribuírem para o avanço do conhecimento e solução de problemas relevantes para a sociedade.

Objetivos

O Programa busca oferecer a alunos de mestrado e doutorado uma formação acadêmica sólida e pluralista, que contempla o estado da arte nas diversas abordagens teóricas e empíricas da Economia.

A escala e diversidade de formações do corpo docente são elementos que distinguem o Programa no cenário tanto regional quanto nacional da área de conhecimento. Este elemento diferenciador permite ao Programa atender com qualidade seu objetivo de fornecer uma formação acadêmica sólida e pluralista aos alunos.

O curso de Mestrado tem como objetivo fornecer aos alunos um excelente treinamento em Teoria Econômica e em Métodos Quantitativos, que lhes permita entender e desenvolver pesquisa acadêmica de fronteira. O curso de Doutorado tem como propósito aprofundar a formação teórica do aluno e capacitá-lo para realizar pesquisa acadêmica independente, inovadora e de qualidade em várias especialidades da economia.

As duas áreas de concentração no curso de Doutorado são "Teoria Econômica" e "Economia do Desenvolvimento". O programa de Doutorado em Teoria Econômica enfatiza abordagens e métodos de fronteira para a análise de uma ampla gama de problemas econômicos. O programa de Doutorado em Economia do Desenvolvimento tem como objetivo formar profissionais e pesquisadores focados em temas relacionados ao desenvolvimento econômico com diversas abordagens teóricas e empíricas.