Histórico

O curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), criado em 1970, é um dos pioneiros do país. O curso de doutorado, também um dos mais tradicionais do país, data de 1974.

Ao longo de sua história, os professores, alunos e egressos do PPGE têm contribuído de forma ativa com a sociedade através de pesquisas, formação acadêmica e serviços à sociedade. Dentre essas contribuições destacam-se a produção de artigos e livros publicados em canais científicos nacionais e internacionais de excelência, a introdução de inovações metodológicas na academia brasileira, a atuação de membros da comunidade do programa em órgãos de governo e no setor privado, e a formação de professores que passaram a atuar em diversos programas acadêmicos pelo Brasil e no exterior. Desde sua criação, o PPGE já formou mais de 600 mestres e 300 doutores.

Desde sua fundação em 1970, o PPGE construiu uma sólida e respeitada reputação, ajudando o departamento a sediar eventos científicos nacionais e internacionais, atuando em diversas organizações e associações nacionais e internacionais através de seus professores e difundindo suas pesquisas em fóruns diversos.

O PPGE tem tido ao longo de sua história uma relação próxima com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), permitindo que o conhecimento acumulado no departamento de Economia da FEA/USP alcance dimensões extra-universidade em estudos diversos realizados para os setores público e privado do país. A Fipe, por sua vez, tem sido um pilar fundamental para a formação de alunos e facilitação de pesquisas de grande relevância para a sociedade.

Devido à sua rica história e atuação no cenário econômico nacional, o PPGE está entre os programas melhor avaliados na área de Economia pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Ele obteve a nota máxima de 7 nos três últimos ciclos de avaliação da CAPES (2007-2009, 2010-2012 e 2013-2016) e nota 6 nas avaliações trienais de 2001-2003 e 2004-2006 (nota máxima da área nesses triênios). Como resultado de tais avaliações, o PPGE integra o Programa de Excelência Acadêmica (Proex) da CAPES.