Exame de Qualificação

EXAME DE QUALIFICAÇÃO (EQ)

O Exame de Qualificação é exigido tanto no curso de Mestrado quanto no curso de Doutorado.

A inscrição no exame de qualificação é de responsabilidade do estudante e deverá ser feita dentro do prazo máximo estabelecido pelo programa neste Regulamento (itens 1.1, 2.1 e 3.1).

Não é exigido o cumprimento de número mínimo de créditos antes da realização do exame.

O exame deverá ser realizado no máximo 60 dias após a inscrição.

O estudante de pós-graduação que não realizar o exame no período previsto para o seu curso será desligado do programa, conforme item V do artigo 52 do Regimento de Pós-Graduação da USP.

A comissão examinadora deve ser constituída por três membros, com titulação mínima de doutor, devendo sua formação ser definida neste Regulamento em cada um dos cursos (mestrado ou doutorado).

 

1 Mestrado

1.1 O(A) estudante de Mestrado deverá inscrever-se no referido exame num período máximo de  12 meses contados a partir da data de ingresso no curso, obedecendo o calendário estabelecido pelo programa e divulgado na página do programa na Internet. Para a inscrição, o(a) estudante deverá apresentar um projeto de pesquisa referente ao tema de sua dissertação.

1.2 O objetivo do exame de qualificação no mestrado é avaliar o tema de seu projeto de pesquisa, além da capacidade do(a) estudante em executá-lo.

1.3 No Mestrado, o exame consiste de participação em seminário discente, que contará com a presença da Comissão Examinadora e de professores credenciados, tendo frequência mínima e fazendo uma exposição oral no seminário.

1.4 A exposição oral no seminário, em sessão pública, é seguida de arguição pela Comissão Examinadora, composta pelo Orientador e por mais dois membros designados pala CCP. A exposição oral tem duração total de 30 (trinta) minutos e cada membro da Comissão Examinadora dispõe de 30 (trinta) minutos para sua arguição.

 
2 Doutorado

O objetivo do exame de qualificação no Doutorado é avaliar a capacidade do(a) candidato(a) de desenvolver, de forma independente, o seu projeto de tese, dentro de sua área de pesquisa.

2.1 O(A) estudante de Doutorado deverá inscrever-se para a realização do exame de qualificação num período máximo de 11 meses após o início da contagem do prazo no curso.

2.2 Para o Doutorado com área de concentração em Teoria Econômica, o exame consiste em avaliação escrita para demonstração de proficiência em três áreas: Macroeconomia, Microeconomia e Econometria. Esta avaliação deve ser realizada até 60 dias após a inscrição.

2.3 Para o Doutorado com área de concentração em Economia do Desenvolvimento, o exame consiste em avaliação escrita para demonstrar proficiência em quatro áreas: Macroeconomia do Desenvolvimento, História das Ideias Econômicas, Economia Brasileira e Teorias do Desenvolvimento Econômico. Esta avaliação deve ser realizada até 60 dias após a inscrição.

2.4 A Comissão Examinadora do exame de qualificação do Doutorado será composta por três professores, com titulação mínima de Doutor, escolhidos pela CCP.

 

3 Doutorado Direto

3.1 O estudante de Doutorado Direto deverá inscrever-se para a realização do exame de qualificação num período máximo de 28 meses após o início da contagem do prazo no curso.

3.2 O objetivo do exame de qualificação no Doutorado Direto é o mesmo do Doutorado. O Exame será realizado de acordo com as normas do Doutorado, respeitados os critérios de cada área de concentração.

4 Reprovação no Exame de Qualificação

O estudante de Mestrado, Doutorado ou Doutorado Direto que for reprovado no exame de qualificação poderá se inscrever para repeti-lo apenas uma vez, devendo realizar nova inscrição no prazo de 7 dias após a realização do primeiro exame. O segundo exame deverá ser realizado no prazo de 60 (sessenta) dias após a inscrição. Persistindo a reprovação, o estudante será desligado do Programa e receberá certificado das disciplinas cursadas.