Bolsa de Estudos

Para maiores infomações acesse CAPES BOLSA SANDUICHE PDSE

Os alunos que ingressaram na Pós-Graduação da FEAUSP, e que necessitarem de bolsa auxílio, poderão solicitar a Secretaria da Coordenação. O pedido será avaliado e caso seja aprovado a bolsa será concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Processo

Após a entrada do pedido, o aluno deverá esperar pela avaliação da Comissão de Bolsas, a qual é composta por docentes dos três programas e representantes dos alunos de Pós-Graduação. Caso seja necessário, o aluno será convocado para esclarecimentos junto à Comissão.

No julgamento dos pedidos serão levados em conta, o número de candidatos, o número de bolsas disponíveis, as informações prestadas e as informações de natureza acadêmica disponíveis nos registros de Pós-Graduação da USP, inclusive a produção acadêmica para quem tem mais de um ano de curso.

Além disso, o candidato deverá estar matriculado no curso e satisfazer os seguintes requisitos:

  • Atender as exigências das agências de fomento conforme estipulado em seus manuais e normas (CAPES ou CNPq).
  • Anexar documentos que comprovem a necessidade de apoio financeiro. Estes documentos incluem o xerox da declaração de rendimentos pessoais e familiares de impostos de renda do último exercício.
  • Anexar o currículo LATTES.
  • Anexar a Planilha de Acompanhamento (apenas para o curso de administração)
  • Disposição para dedicação exclusiva ao curso obrigando-se a cursar no mínimo 3 disciplinas por semestre e lograr aprovação em todas elas.

Obs: Não é permitido concessão de bolsa para alunos que apresentem vínculo empregatício (carteira de trabalho assinada).

Perda da Bolsa

Caso o aluno apresente desempenho acadêmico insatisfatório, incluindo o não cumprimento de 3 disciplinas semestrais e/ou desempenho insatisfatório relatado pelo respectivo orientador nos Relatórios de Atividades do Bolsista, a Comissão de Bolsas poderá a qualquer instante substituir o bolsista. A substituição também ocorrerá caso requisitos das agências de fomento não estejam sendo cumpridos.

Links