Vem aí o Econometric Game 2016 !!!

Esse ano, entre os dias 6 e 8 de abril, ocorrerá mais uma edição do Econometric Game e mais uma vez o Departamento de Economia da FEA-USP está preparando um grupo de alunos para enviar à competição. O Departamento entende que essa é uma grande oportunidade tanto para reforçar o nome da Universidade em importantes competições internacionais, quanto para oferecer uma experiência enriquecedora para seus alunos.

Visite nosso site de financiamento coletivo EconFund.org.br e faça a sua contribuição para esse projeto!

----------

Confira como foi a participação do time Feano no Econometric Game do ano passado

Banner Econometric Game 2015

“A experiência foi sensacional, enriquecedora. A possibilidade de participar de um evento internacional na sua área de atuação traz ganhos profissionais e pessoais. Estar em contato com alunos de instituições mundo afora expande sua percepção, abrindo possibilidades. É uma oportunidade que todo aluno de pós-graduação deveria ter” - Depoimento De Bruno Palialol,  aluno do mestrado em economia,  sobre sua participação no Econometric Game em 2015.

Alunos - Econometric GameEm 2015 a Universidade de São Paulo participou pela primeira vez do Econometric Game, como a única representante do Brasil e da América Latina. A participação da USP só foi possível graças ao apoio financeiro obtido junto a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE); Conselho Regional de Economia de São Paulo; Fundação Carlos e Diva Pinho (Funcadi); e ao Departamento de Economia da Universidade.

O campeonato mundial de econometria, que ocorreu durante três dias, teve sua 16ª edição sediada na cidade de Amsterdã (Holanda) e reuniu alunos das 30 melhores universidades do mundo. A tabela abaixo traz a relação das universidades que participaram da competição. Cada uma delas enviou uma delegação composta por quatro alunos, com no máximo dois deles em processo de doutoramento.

Tabela Unviersidades

Equipe feanaSempre com uma abordagem voltada à problemática econômico-social, o Econometric Game tenta mostrar que a econometria, além de ser uma ferramenta financeira, também pode ser útil na elaboração e avaliação de políticas públicas. Em 2015, o Case abordou as questões de aumento de expectativa de vida, longevidade e a divisão de risco de aposentadoria entre os países.

Durante o período da manhã do primeiro dia de competição, os alunos participaram de seminários e palestras com representantes e patrocinadores do Game. Logo após o almoço os participantes foram expostos pela primeira vez aos temas do case (no caso, longevidade e expectativa de vida) e iniciaram seus primeiros trabalhos de pesquisa e debate em grupo.

Pela manhã do segundo dia de competição foi entregue aos grupos a principal pergunta do Econometric Game, que deveria ser respondida em formato de artigo científico. Esse dia foi totalmente dedicado aos trabalhos em grupo. Ao fim do dia foi realizado um jantar com todos os participantes.

Grupo de estudosNo terceiro e último dia de competição, os alunos não finalistas realizam um tour cultural pela cidade de Amsterdã, organizado pelo Comitê do Econometric Game.

Ao fim do terceiro dia ocorreu a cerimônia de premiação. A Universidade de Maastrich ficou com a primeira posição, seguida pela Universidade de Illinois e pela e Harvard University, em terceiro lugar.

sexta-feira, 26 Fevereiro, 2016