UNICA Patrocina Projeto ECONOTEEN

UNICA patrocina projeto da USP que promove inclusão social e aproxima estudantes do Ensino Médio do estudo de Economia.

São Paulo, 21 de julho de 2008 – A UNICA - União da Indústria de Cana-de-Açúcar - está patrocinando a edição deste ano do Projeto ECONOTEEN, um concurso de ensaios criado pelo Departamento de Economia da FEA, a Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Entre os objetivos da iniciativa estão apresentar o pensamento econômico a estudantes do Ensino Médio e superar barreiras que dificultam a inserção desses alunos no Ensino Superior.

Direcionado a estudantes do último ano do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo, o 2º Prêmio ECONOTEEN de Ensaios pagará prêmios de R$2.000,00, R$1.000,00 e R$500,00 aos três primeiros colocados. As inscrições estão abertas no site do projeto até o dia 31 de agosto, no link: http://www.usp.br/econ/econoteen/. Para participar, além de fazer a inscrição no prazo previsto, cada concorrente deverá enviar, até 30 de novembro, um ensaio completo e um resumo de no máximo 200 palavras, abordando o tema: “A produção de etanol de cana causa crise alimentar?”

De acordo com o coordenador do projeto, o professor Antonio Carlos Coelho Campino, os estudantes têm um primeiro contato com os conceitos econômicos a partir do momento em que se prepararam para o concurso. “Queremos mostrar que a economia é uma disciplina que ensina a pensar sobre os problemas cotidianos que o aluno de Ensino Médio vivencia como cidadão”.

Para o presidente da UNICA, Marcos Jank, o projeto inova ao apresentar o pensamento econômico aos adolescentes e estimula o raciocínio sobre problemas reais de natureza econômica que a sociedade enfrenta. “É uma forma eficaz de colocar o estudante em contato com assuntos abordados por economistas, permitindo que conheçam melhor as opções profissionais que estão abertas ao economista e, quem sabe, optem pela graduação em Economia”.

Jank destacou a importância de estimular o conhecimento dos estudantes brasileiros sobre um dos temas mais discutidos na atualidade, o etanol brasileiro produzido de cana-de-açúcar. “O mundo decidiu prestar atenção aos biocombustíveis como opção limpa e renovável aos combustíveis fósseis e o Brasil é o principal exemplo a ser observado, pois fomos muito além de teorias e temos uma realidade sólida e bem-sucedida. O Brasil realizou o que os outros desejam, que é o uso do etanol em grande escala, sem prejuízo para a produção ou o preço dos alimentos e com grandes benefícios para a economia e o meio-ambiente”, concluiu.

Segundo Campino, os alunos de escolas públicas concorrem em igualdade de condições com os de escolas particulares, já que o site do projeto contém aulas da instituição americana “Foundation for Teaching Economics”, traduzidas para o português e disponibilizadas para leitura. “Como o tema do concurso está sendo amplamente discutido na mídia, todos os estudantes do ensino médio terão acesso a um vasto material publicado em revistas, jornais e na internet”, concluiu.

Além da premiação em dinheiro para os três melhores ensaios, poderão ser concedidos títulos de Menção Honrosa aos quarto e quinto colocados, a critério da Comissão Examinadora e sem premiação em dinheiro. Os premiados serão anunciados até o dia 31 de janeiro de 2009 receberão seus prêmios em Aula Magna da FEA-USP, na abertura do novo ano letivo.

SOBRE A UNICA:

A UNICA - União da Indústria de Cana-de-Açúcar é a entidade representativa das principais unidades produtoras de açúcar e etanol da região Centro-Sul do Brasil, principalmente do Estado de São Paulo. As 110 usinas associadas da UNICA são responsáveis por cerca de 50% da produção nacional de cana. Na última safra (2007/08), o Brasil produziu 490 milhões de toneladas de cana, matéria-prima utilizada para a produção de 30,5 milhões de toneladas de açúcar e 22,3 bilhões de litros de álcool.

quinta-feira, 24 Julho, 2008