Site do Departamento de Economia disponibiliza acesso gratuito a publicações de docentes e cumpre função da universidade pública

por Luigi Parrini

O site de Economia da FEA-USP disponibiliza publicações de professores do departamento de modo gratuito e irrestrito. À medida que os docentes transmitem suas publicações para o servidos do portal, as publicações aparecem na página inicial e também podem ser encontradas permanentemente nos perfis dos professores.

Alguns docentes já possuem um grande número de publicações disponibilizadas no portal. Hélio Zylberstajn, com 47 publicações no site, se diz "surpreso com a quantidade de acessos a suas publicações".

Para Zylberstajn, essa procura se explica pela "quantidade muito grande de faculdades que não dispõem de recursos, bibliotecas, e alunos que precisam fazer trabalhos, professores que precisam consultar bibliografia. A FEA-USP é provavelmente uma das primeiras escolhas dessas pessoas".

Publicações mais vistas (17/07/2008) Autor(es) Acessos
Cooperativismo de crédito: efeitos contraditórios de uma legislação restritiva Ricardo Abramovay; Carlos Alberto dos Santos 295
Agricultura familiar: contribuindo para a riqueza nacional Carlos Roberto Azzoni; Joaquim José Martins Guilhoto; Ichihara S. M.,Silveira F. G. 248
Convergência de Salários entre as regiões metropolitanas brasileiras: custo de vida e aspectos da demanda e oferta de trabalho Carlos Roberto Azzoni; Tatiane A. Menezes 178
Biodiesel e Agricultura Familiar Ricardo Abramovay 111
O futuro das regiões rurais Ricardo Abramovay 89

Ricardo Abramovay, professor com 24 publicações disponíveis, diz que "faz parte dos compromissos contratuais e não-contratuais a divulgação mais ampla possível de suas publicações". De acordo com ele, a publicidade de seus trabalhos acadêmicos é um "meio de cumprir uma determinação ética elementar".

Abramovay aponta a publicação dos trabalhos como uma possibilidade de corrigir uma distorção do acesso ao conhecimento no país. "É um absurdo as publicações acadêmicas serem pagas e de acesso restrito", afirma.

Zylberstajn também sublinha o caráter de transparência de que necessita uma universidade pública. "Eu vejo a idéia de colocar toda a produção acadêmica no site como um cumprimento de uma das missões que a USP tem como universidade pública. Criamos conhecimento, mas de pouco adianta você criar conhecimento e guardá-lo. A tecnologia permite que disponibilizemos esse acesso a um público enorme. Com isso, cumpro meu dever de professor em uma universidade pública".

Outros professores com destaque na disponibilização de produções acadêmicas são Joaquim José Martins Guilhoto, com 137 publicações, Eleutério Fernando da Silva Prado e Carlos Roberto Azzoni, ambos com 14 publicações.

Passos para adicionar uma publicação
1 - Acesse www.usp.br/econ/login.php
2 - Faça login. Caso não saiba a senha, entre em contato com Renata Dias - rdias@fipe.org.br
3 - Vá em publicações
4 - Clique em inserir
5 - Preencha o formulário e faça o upload do arquivo (preferencialmente em PDF)
6 - Pronto! Aproveite e atualize seu cadastro!

quinta-feira, 17 Julho, 2008