Seminário Hermes & Clio

Na última quarta-feira, dia 19 de maio de 2010, houve mais uma sessão dos SEMINÁRIOS DE HISTÓRIA ECONÔMICA, realizados na FEA pelo HERMES & CLIO-Grupo de Estudos e Pesquisa em História Econômica

Na última quarta-feira, dia 19 de maio de 2010, houve mais uma sessão dos SEMINÁRIOS DE HISTÓRIA ECONÔMICA, realizados na FEA pelo HERMES & CLIO-Grupo de Estudos e Pesquisa em História Econômica.

 

As pesquisadoras Cristina Fróes de Borja Reis e Fernanda Graziella Cardoso, ambas Mestres em Economia pelo IE-UFRJ e atualmente doutorandas, respectivamente, do IE-UFRJ e do IPE-FEA/USP, apresentaram o trabalho em co-autoria intitulado OUTRA VEZ A CUCIALIDADE DOS CONDICIONANTES INTERNOS: O CONTRASTE DAS TRAJETÓRIAS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE BRASIL, ARGENTINA E CANADÁ ENTRE 1850 E 1930.

 

O artigo apresentado foi aceito para publicação pela revista ECONOMIA, da ANPEC, e comporá um de seus próximos números. Assinaram a lista de presença do seminário 26 pessoas. O público, além de membros do HERMES & CLIO, contou com outros professores do Departamento de Economia da FEA, bem como de outras instituições, a exemplo da FEA de Ribeirão Preto, da PUC de São Paulo e da UNESP de Franca. O evento foi também prestigiado por alunos dos Programas de Pós-Graduação do IPE e por vários graduandos em Ciências Econômicas da FEA.

 

O texto, que traz uma interessante análise explorando as disparidades entre as trajetórias de desenvolvimento do Brasil e de duas ex-colônias inglesas, o Canadá e a Argentina (esta uma “colônia informal” da Inglaterra). Enfocando em especial as comparações entre Canadá e Argentina e entre Argentina e Brasil, as autoras questionam alguns elementos da interpretação de José Luis Fiori, oferecendo contributo instigante às discussões acerca do desenvolvimento econômico.

 

Data do Conteúdo: 
segunda-feira, 24 Maio, 2010

Departamento:

Sugira uma notícia