Seminário Acadêmico debate o mercado relevante e processos fusões e aquisições

Por Luigi Parrini

"Relevant Market Delineation and Horizontal Merger Simulation: A Unified Approach" foi o tema da apresentação de Eduardo Fiuza, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nos Seminários Acadêmicos do Departamento de Economia da FEA-USP desta sexta-feira (9).

O economista, que trabalhou na Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, desenvolveu o paper com o intuito de relacionar os conceitos de Delimitação do Mercado Relevante e efeito unilateral, utilizados na análise de fusões e aquisições pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), a fim de criar um modelo ideal no qual o efeito unilateral se torne uma etapa da Delimitação do Mercado Relevante.

O interesse pelo assunto foi ampliado com o caso da fusão entre as empresas alimentícias Nestlé e Garoto. De acordo com Fiuza, a análise desse caso pelo CADE se baseou apenas no efeito unilateral, cujos critérios envolvem a diminuição de concorrência entre produtos das firmas presentes no processo de fusão.

O teste hipotético proposto pelo economista, no entanto, se preocupa mais com a cartelização do mercado, ou seja, a prática concentrada de preços em um determinado setor econômico. "(A análise pelo) efeito unilateral independe de cartelizações", explica Fiuza.

O trabalho também discorre sobre os impactos das mudanças de versões dos modelos de análises de fusões nos diversos órgãos anti-truste pelo mundo e como a estimação da curva de demanda, hipótese sobre o grau de concorrência antes de ocorrer a fusão, influi nos resultados desse tipo de análise.

domingo, 11 Maio, 2008