Rádio USP divulga trabalhos em economia

por Rafael Benaque

A economia é, muitas vezes, um tema intangível para a população. A cobertura fraca dos telejornais e a linguagem por muitas vezes demasiado técnica das mídias impressas acaba afastando as pessoas do tema, apesar de sua importância. Para tentar reduzir essa carência de informação, a Rádio USP criou um programa de análises econômicas, veiculados semanalmente nos boletins do USP Notícias.

Esse tipo de iniciativa é bastante interessante tanto para os participantes como para os ouvintes. Segundo o professor Hélio Nogueira da Cruz, “a divulgação de informações econômicas é sempre útil para construir a cidadania. Os professores universitários, pelo menos enquanto professores, têm um compromisso com a verdade e não com o favorecimento desta ou aquela postura ideológica, partidária ou outras vinculações que impeçam sua neutralidade”.

O programa funciona também como um projeto de extensão. Como disse o professor Gilberto Tadeu Lima, esses boletins levam para a comunidade externa os resultados das pesquisas realizadas na Universidade.

Além de colaborar com a divulgação dos trabalhos realizados na USP, os boletins orientam a população nos períodos de eleição. Para Hélio, “a divulgação destas análises é indispensável para o esclarecimento dos eleitores, principalmente os que não dispõem de conhecimentos específicos de economia”.

Entre os entrevistados, estão diversos professores do departamento. Além dos já citados Hélio Nogueira da Cruz e Gilberto Tadeu Lima, Márcio Issao Nakane, Ricardo Madeira, Guilherme Leite da Silva Dias e Gabriel Madeira também já colaboraram com o programa.
Há também uma grande facilidade para os professores que se dispõe a participar. “A proposta do tema e da abordagem foram minhas e foram aceitas pela rádio sem interferir”, conta o professor Hélio Nogueira.

Os boletins de análise econômica vão ao ar todas as sextas-feiras, junto com as duas edições do USP Notícias, a 1ª começa as 7:00 e a 2ª, as 18:00. A freqüência da Rádio USP é FM 93,7. Visite também o site www.radio.usp.br. Na próximo dia 11, o professor convidado será o chefe do departamento Joaquim José Martins Guilhoto.

quarta-feira, 27 Agosto, 2008