Prêmio Econoteen propõe abordagem crítica de temas econômicos a alunos de Ensino Médio

Por Luigi Parrini

O 2º Prêmio Econoteen de Ensaios é um concurso organizado pelo Departamento de Economia da FEA-USP e direcionado a estudantes de escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo que estejam no ano de conclusão do Ensino Médio. Para participar, cada concorrente deve escrever um ensaio sobre o tema “A produção de etanol de cana causa crise alimentar?”.

De acordo com o professor do Departamento e responsável pela Comissão de Cultura e Extensão da Faculdade, Antônio Carlos Coelho Campino, o tema foi escolhido por “estar na crista da onda, amplamente divulgado pela mídia, de modo a despertar grande interesse e ser um assunto sobre o qual os alunos encontrarão muita informação, de modo a permitir que montem e defendam um ponto de vista”.

O prêmio surgiu quando Campino estava revendo uma tradução de um livro de macroeconomia, e notou que, na publicação, havia conceitos de economia que pessoas fora da área poderiam utilizar em seu cotidiano.

A partir daí, tomou forma a idéia de divulgar a economia para não-economistas, e, em especial, para alunos de Ensino Médio. Com apoio e incentivo do professor Joaquim Guilhoto, chefe do Departamento, o concurso foi criado para alunos do Ensino Médio de escolas públicas, a fim de atraí-los para o curso de Economia. Neste ano, o projeto se ampliou para alunos de escolas da rede privada de ensino.

Em 2007, o tema escolhido foi “Desenvolvimento econômico no Brasil no século XXI” e 60 inscrições de estudantes da capital e do interior do estado foram recebidas. Por meio de resumos dos trabalhos, selecionaram-se 24 alunos para entregar o trabalho completo. Desses 24, 12 realizaram apresentações, e, por fim, três foram premiados.

Campino também ressalta a importância do site do Econoteen, que contém várias aulas de economia escritas para alunos de Ensino Médio. O projeto obteve de uma fundação norte-americana, a Foundation for Teaching Economics, o direito de traduzir aulas para o português. “O acesso ao site pretende uniformizar o conhecimento de alunos de escolas públicas e privadas”, explica o professor.

O concurso envolverá premiações em dinheiro. Os melhores trabalhos receberão prêmios nos valores de R$ 2.000,00 (1º colocado), R$ 1.000,00 (2º colocado) e R$ 500,00 (3º colocado) e serão publicados pelo Departamento de Economia da FEA-USP.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 31 de agosto. Após este período, os inscritos deverão enviar os ensaios completos, juntamente com um resumo de no máximo 200 palavras, até o dia 30 de novembro. Os premiados serão anunciados até o dia 31 de janeiro, e receberão seus prêmios na Aula Magna da FEA-USP de 2009.

quinta-feira, 10 Julho, 2008