Os Impactos de uma eventual valorização da moeda chinesa.

Convidado pela Coordenação de Pós-Graduação do Departamento de Economia da FEA-USP, o Professor Dani Rodrik, da Harvard University, palestrou para um público de alunos e professores no dia 16/abril na sala da Congregação. O tema da apresentação: os impactos de uma eventual valorização da moeda chinesa. Em um momento onde as pressões para que a China aprecie sua moeda fazem-se cada vez mais fortes, o Professor Rodrik defendeu que caminhar nessa direção poderia reduzir sensivelmente o crescimento da economia chinesa. Para sustentar seu argumento, o pesquisador mostrou resultados de sua pesquisa empírica sugerindo haver uma associação positiva e robusta entre depreciação cambial e crescimento do PIB em economias emergentes. O Professor Rodrik ainda discutiu as estratégias de política industrial (com incentivos ao setor exportador) que se assemelhariam a uma depreciação cambial ora vista no caso chinês. Seu argumento se baseia no reconhecimento do setor exportador como potencialmente maior gerador de crescimento tecnológico e maior demandante de melhorias institucionais nas economias emergentes.

sexta-feira, 16 Abril, 2010