Novo portal do Departamento de Economia privilegia atualização freqüente de conteúdo e integração de dados

O Portal do Departamento de Economia da FEA-USP está de cara nova.

Por Luigi Parrini

O Portal do Departamento de Economia da FEA-USP está de cara nova. As notícias sobre o EAE e a cobertura de eventos do Departamento são atualizados com maior freqüência e rapidez, melhorando a comunicação do departamento de economia com professores, alunos e ex-alunos.

O novo site permite que alunos e ex-alunos da pós-graduação e professores do Departamento criem perfis nos quais formação acadêmica, especializações, publicações e contatos estão disponíveis para consulta, de modo a facilitar a divulgação de conhecimento dentro e fora do EAE. Os eventos promovidos pelo Departamento agora recebem cobertura permanente e atualizada, com destaque na home do portal.

Com navegação mais leve e acesso mais fácil aos conteúdos, o conceito do novo portal se baseia em um banco de dados no qual "a memória permanente do departamento é preservada", afirma o chefe do Departamento, Joaquim José Guilhoto. As páginas favorecem o contato próximo com alunos e ex-alunos da pós-graduação, com a criação de perfis para divulgar suas pesquisas.

O conceito de um banco de dados amplo e consistente também inclui a sessão da Biblioteca, na qual professores e pesquisadores ligados à FEA-USP disponibilizam sua produção acadêmica de forma simples e rápida. "O portal proporciona relações bem-feitas entre professor, autor, conteúdo e disciplina", reitera Guilhoto, reforçando o caráter integrativo do novo sistema do portal da FEA.

Outro destaque é a divulgação dos núcleos de pesquisa, que agora podem ter informações sobre pesquisas e eventos atualizadas rapidamente e de modo descentralizado, assim como as outras seções do site. Ricardo Abramovay, professor do Departamento, aponta a visibilidade externa como o fator mais importante da reformulação do portal: "É um espaço que se abre para a ampla divulgação de atividades públicas internas voltadas à difusão do conhecimento que é produzido no Departamento".

segunda-feira, 12 Maio, 2008