I Escola de Verão em Economia e Desenvolvimento

Entre os dias 6 e 10 de fevereiro de 2012, alunos de mestrado e doutorado matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu em Economia e demais Ciências Sociais terão a oportunidade de participar da I Escola de Verão em Economia do Desenvolvimento FEAUSP, uma iniciativa inédita do Programa de Pós-Graduação em Economia da FEA. Os participantes terão a oportunidade de aperfeiçoar seus estudos, de conhecer as pesquisas dos professores da FEA e dos estudantes de pós-graduação da faculdade e de conviver durante uma semana com pesquisadores e estudantes interessados nos grandes temas do processo de desenvolvimento econômico.

O professor Renato Perim Colistete, coordenador da Escola de Verão ao lado do professor Gilberto Tadeu Lima, explica que o objetivo do evento é apresentar pesquisas de ponta das áreas estudadas. "É fundamental criar um espaço onde os professores de pós apresentem suas pesquisas para um público mais amplo. Não podemos ficar restritos à USP ou aos congressos; as pesquisas são importantes para todos. Acredito que difundir o conhecimento é compromisso de uma universidade pública", diz.

O objetivo principal da I Escola de Verão é atrair alunos de fora da USP visando promover o relacionamento entre acadêmicos, complementando a formação com minicursos, palestras e painéis sobre temas relacionados ao desenvolvimento econômico que têm sido pesquisados pelos docentes e alunos de pós-graduação do Departamento de Economia. Os trabalhos ficarão expostos nas salas de aula e os pesquisadores da FEA ficarão disponíveis para esclarecer dúvidas.

Nos primeiros 15 dias do processo de inscrições, a procura ultrapassou as expectativas dos organizadores, com mais de 100 inscritos de todo o Brasil. "É inédito reunir especialistas de vários estados em temas não só da área de economia, mas ligados de certa forma ao desenvolvimento econômico, em um único local, num curso de imersão durante uma semana. Não tínhamos ideia de como seria a repercussão e foi uma felicidade ver que muita gente se interessou", comemora o professor Colistete.

Para garantir a gratuidade do evento para os alunos, os organizadores conseguiram apoio financeiro de empresas privadas, do EAE, da FIPE e da USP.

Programação

A conferência de abertura será feita pelo Professor Emérito do Departamento de Economia da FEA Antonio Delfim Netto.

As atividades serão desenvolvidas durante a manhã e à tarde.

Serão 12 minicursos voltados à questão geral do desenvolvimento econômico, divididos em temas variados: macroeconomia, microeconomia, métodos quantitativos, finanças públicas e corporativas, e história econômica e do pensamento econômico.
Exposição de painéis com as pesquisas realizadas pelos alunos de pós-graduação em Economia da FEAUSP.

Alunos que frequentarem integralmente pelo menos dois minicursos terão direito a certificado de participação.

Há possibilidade de auxílio financeiro a um número considerável de alunos que participarem (com frequência integral) de quatro minicursos. Será concedido somente a estudantes que residam fora da cidade de São Paulo.

Fonte: Assistência Técnica de Comunicação e Desenvolvimento

Data do Conteúdo: 
quarta-feira, 8 Fevereiro, 2012

Departamento:

Sugira uma notícia