Exposição de telas de Diva Pinho, Professora Emérita da FEAUSP, inaugura dia 15 a Casa da Cultura

São Paulo, 11 de agosto de 2011 - O Instituto e o Fundo Carlos e Diva Pinho inauguram dia 15, às 19h30, a Casa da Cultura, espaço localizado no bairro do Pacaembu, em São Paulo. Durante a solenidade será aberta ao público a exposição Universo II - Uma Visão Poética, com telas da Professora Emérita da FEAUSP Diva Benevides Pinho.

A Casa da Cultura oferecerá cursos de artes plásticas, astronomia, filosofia, história, literatura, música, mente e temas contemporâneos. A instituição também organizará viagens culturais. Os recursos obtidos com essas atividades serão destinados ao Funcadi.

Apoio à FEAUSP

"Nosso objetivo principal, diz a professora Diva Pinho, consiste na sensibilização da 'Família Feana' (inclusive ex-alunos e ex-docentes) quanto à necessidade de desenvolver uma cultura da cooperação para captar recursos e contribuir para que a FEAUSP continue sendo um núcleo de excelência acadêmica e referência internacional em pesquisa e produção científica. É, também, uma forma de reação à dependência da FEA de recursos provenientes somente do orçamento da USP, isto é, de percentual da arrecadação do ICMS, e de repasses de agências de fomento à pesquisa."

Para a Professora Emérita da FEA, os fundos de investimento, com base em doações de ex-alunos e de empresas, são instrumentos importantes para a captação de recursos com a finalidade de manter em alto nível as atividades da USP.

Ela reconhece que o êxito desses fundos depende dos trabalhos que estão sendo realizados em três frentes: a) jurídica, já que o Brasil ainda não conta com uma legislação específica de incentivo à contribuição de pessoas físicas; (b) política, para a superação de antigos preconceitos, sobretudo ideológicos, e de forte oposição a parcerias com a iniciativa privada; (c) educacional, para mostrar que as doações de empresas e a constituição de fundos (endowments) não comprometem a autonomia, nem a orientação pedagógica das instituições de ensino superior

Exemplos internacionais

A professora lembra que as maiores universidades dos EUA, Inglaterra, Canadá, Japão e outros países desenvolvidos contam com fundos há muito tempo. Por exemplo, quase metade dos orçamentos das grandes universidades americanas, como Yale, Princeton, Stanford, Columbia e MIT, provém de fundos; a Universidade de Harvard, considerada a melhor do mundo, tem um orçamento anual de cerca de US$ 6 bilhões dos quais só 20% vêm do governo americano, e o restante dos dividendos de um fundo de investimentos constituído com recursos obtidos pela prestação de serviços à iniciativa privada (basicamente pesquisas e consultoria) e por doações de ex-alunos

 

O Funcadi

"O Funcadi faz parte de um projeto nosso, meu e de meu marido Carlos Marques Pinho, de agradecer à USP pela formação que dela recebemos e ao mesmo tempo de valorizar o ensino público acadêmico do Estado de São Paulo", explica Diva Pinho, que assim se expressou ao receber o título de Professora Emérita da FEA:

"Quero agradecer à USP pela oportunidade que tivemos, eu e meu marido, de nela realizar dois cursos superiores - Economia e Direito. E como o professor Carlos Pinho também amava muito a FEA, conversamos longamente e ele chegou a planejar um esquema do que deveria ser feito com a poupança que nós dois conseguimos acumular ao longo de várias décadas: estimular pesquisas econômicas de mestrado e doutorado, bem como trabalhos de fim de curso de alunos de graduação da FEAUSP.

"Hoje, falando pelos dois Pinhos, reitero agradecimentos à USP pela oportunidade que ambos tivemos de nela estudar gratuitamente e de crescer profissionalmente."

Local: Rua Almirante Pereira Guimarães, 314, Pacaembu, São Paulo (SP).

FEAUSP

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEAUSP) é uma instituição pública de ensino e pesquisa conhecida no país e no exterior pela excelência de seus cursos, pela qualidade de sua produção acadêmica e pelos inúmeros serviços prestados à comunidade. Na linha de frente das instituições que formam economistas, administradores e especialistas em contabilidade e atuária no Brasil, a FEAUSP pauta suas atividades pelos elevados padrões da Universidade de São Paulo e alia o conhecimento sobre a realidade brasileira ao referencial teórico e metodológico dos mais avançados centros de conhecimento internacionais

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Printec Comunicação

Tel: (11) 5182-1806

antonio.godoy@printeccomunicacao.com.br

vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br

betania.lins@printeccomunicacao.com.br

Data do Conteúdo: 
segunda-feira, 15 Agosto, 2011

Departamento:

Sugira uma notícia