Eduardo Haddad foi o autor mais baixado no RePEc em setembro

O professor Eduardo Haddad, do Departamento de Economia da FEAUSP, ficou em primeiro lugar entre todos os autores cujos trabalhos tiveram downloads realizados em setembro de 2020 junto ao banco de dados do RePEc (Research Papers in Economics).  A plataforma reúne um banco de dados bibliográficos de pesquisadores em economia de 102 países. O banco é fruto de um esforço colaborativo de centenas de voluntários que visa aumentar a divulgação das pesquisas em ciências econômicas.

Mais de 57 mil autores já se cadastraram na plataforma e mais de 500 mil arquivos foram baixados apenas no último mês. O banco de dados possui working papers, artigos publicados em revistas científicas, livros, capítulos de livros e componentes de software de pesquisadores de todo o mundo.

O Prof. Haddad figura na lista dos “top 10” desde maio de 2020, quando seus trabalhos sobre COVID-19 chamaram a atenção da comunidade acadêmica. A produção, em colaboração com os colegas do NEREUS, Fernando Perobelli e Inácio Araújo, bem como em parceria com pesquisadores do Banco de la República, na Colômbia, renderam-lhe inúmeros downloads. Além dos trabalhos motivados pelo entendimento dos aspectos econômicos da pandemia, no último mês o TD NEREUS em coautoria com os professores Carlos Azzoni (FEAUSP) e Moisés Vassallo (UNIFEI), ambos pesquisadores do NEREUS, atingiu a décima colocação mundial entre os working papers com maior número de downloads nos últimos 30 dias.

Seis das obras assinadas pelo Prof. Eduardo Haddad no banco de dados do RePEc fazem parte da lista dos 100 working papers com maior número de downloads em setembro de 2020. São elas:

#2 – Impacto Económico Regional del Covid-19 en Colombia: Un Análisis Insumo-Producto
#10 – As Três Grandes Universidades Públicas Paulistas Valem o que Custam?
#37 – Input-Output Analysis of COVID-19: Methodology for Assessing the Impacts of Lockdown Measures
#37 – Estrutura das Matrizes de Insumo-Produto dos Arranjos Populacionais do Brasil, 2015 (Nota Técnica)
#75 – COVID-19 Crisis Monitor: Assessing the Effectiveness of Exit Strategies in the State of São Paulo, Brazil
#87 – Diferencias Regionales en el Impacto Económico del Aislamiento Preventivo por el COVID-19: Estudio de Caso para Colombia

Finalmente, a plataforma RePEc também contabiliza o ranking dos vários tipos de publicações pelo número de downloads em vários períodos. Em setembro de 2020, a série de TD NEREUS ocupou a 34ª posição entre as 5.220 publicações que compõem a categoria “Working Paper Series”.

Esta matéria foi publicada originalmente no site do Nereus: http://www.usp.br/nereus/?p=7956

Data do Conteúdo: 
terça-feira, 6 Outubro, 2020

Departamento:

Sugira uma notícia