Economista comemora seu dia com forte atuação na história nacional

da Redação

Hoje, dia 13 de julho, é o Dia do Economista. Esse profissional, com ampla atuação na sociedade e presente em decisões importantes de diversos momentos na história, muitas vezes tem sua função pouco conhecida a fundo ou negligenciada.

Para Joaquim José Guilhoto, chefe do Departamento de Economia da FEA-USP, a função social do economista, estimulada dentro do curso, é de “ajudar a promover o desenvolvimento do país de forma igualitária e a distribuição de renda da melhor maneira possível”.

Essa função social é desempenhada de maneiras diversas, de acordo com o momento econômico de cada lugar e tempo. Guilhoto apresenta um panorama resumido do papel do pensamento econômico na história nacional nos últimos 50 anos.

Entre as décadas de 60 e 80, os tópicos enfatizados foram os de desenvolvimento, industrialização, internacionalização da produção, substituição de importações. “O economista pensou na estrutura de planejamento, em como a economia deveria se comportar para que fosse possível a implementação de uma política de desenvolvimento”.

Em paralelo, em meados da década de 70 até o início dos anos 90, o economista se concentrou na macroeconomia, “devido à questão da inflação e dos problemas monetários”.

A globalização, as privatizações, o controle inflacionário, a estabilização da moeda e a autonomia do Banco Central surgiram como questões centrais na época do advento do Plano Real, em conjunto com os outros temas já citados, em um processo de acumulação constante.

Por fim, depois do final dos anos 90, a discussão econômica nacional passou a se concentrar em outros fatores estruturais: o desenvolvimento regional, a distribuição de renda, a infra-estrutura, e o economista sempre esteve presente no âmbito das decisões políticas, muitas vezes em funções diferentes da natureza da profissão.

Guilhoto, no entanto, diz que muitas vezes essa presença marcante não é notada, já que muitos economistas de formação atuam em cargos não tão ligados à área, principalmente no campo político propriamente dito.

Data do Conteúdo: 
quarta-feira, 13 Agosto, 2008

Departamento:

Sugira uma notícia