Artigo Científico - Mobilidade, acessibilidade e produtividade

Mobilidade, acessibilidade e produtividade: nota sobre a valoração econômica do tempo de viagem na região metropolitana de São Paulo*

Mobility, accessibility and productivity: a note on the economic valuation of travel time in greater Sao Paulo

Autores: Eduardo A. Haddad (Professor titular do Dep. de Economia da FEAUSP e pesquisador do Nereus) e Renato S. Vieira (estudante do Programa de Ph.D. do Department of Agricultural and Consumer Economics da Universidade de Illinois)

Resumo

O objetivo deste artigo é introduzir no debate sobre valoração do tempo de viagem dos trabalhadores urbanos uma visão alternativa sobre a integração de alguns de seus canais de transmissão para a economia. A relação entre tempo de deslocamento, mobilidade e produtividade é explorada, juntamente com a possibilidade de se capturar seus efeitos de equilíbrio geral em um sistema econômico espacial. O método proposto é aplicado para o caso da RMSP. Além de oferecermos parâmetros adicionais para avaliação econômica de projetos de mobilidade urbana na RMSP, efetuamos o cálculo das perdas econômicas associadas às fricções de mobilidade excessivas na região.

Palavras-Chave: modelagem de transporte; mobilidade urbana; modelos EGC; São Paulo; valor do tempo.

Acesse o artigo na íntegra.

terça-feira, 12 Abril, 2016